Chegada do outono: frio, chuva e mudanças bruscas de temperatura
O outono, que começou às 13h57 de ontem (quinta-feira), caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para

O outono, que começou às 13h57 de ontem (quinta-feira), caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. O começo do outono terá frio no Estado. Já no primeiro fim de semana da estação, uma forte massa de ar frio trará madrugadas com marcas típicas de inverno e a possibilidade das primeiras ocorrências de geada do ano. Isso não significa que o calor fica para trás, pondera o diretor-geral da MetSul, Eugenio Hackbart. Dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer em 2014.
Uma das marcas do outono é a grande diferença de temperatura da noite para o dia. Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio. Com frequência, sob condições de céu limpo e ar seco, a temperatura pode variar até 20ºC ou mais no mesmo dia, o que força o uso de roupas mais pesadas no começo da manhã e vestuário mais leve no período da tarde.
O outono marca também a expectativa sobre a ocorrência de neve no Rio Grande do Sul. Apesar de flocos já terem caído em abril no Sul do Brasil (1999), é a partir de maio que estatisticamente é muito maior a chance de se dar o primeiro registro de neve, mas só é possível prever o fenômeno dias antes.
Marca deste outono de 2014 deverá ser a tradicional variabilidade térmica (alternância de dias quentes e frios), antecipa a MetSul. Haverá um maior número de dias com temperatura alta durante abril, mas no decorrer do mês é alta a probabilidade de algumas madrugadas frias. Já em maio são esperadas erupções mais fortes de ar polar, típicas de inverno, e que em alguns casos podem ser até intensas, o que se repetirá em junho, mês que em grande parte transcorre no outono, mas que climaticamente faz parte do auge do inverno.
Quanto à chuva, é que haja alternância de períodos de tempo seco com outros em que poderá chover bastante em algumas regiões em curto período. As ocorrências de chuva vão ser mais regulares, especialmente na metade Norte que terá uma maior propensão a precipitações acima da média. Na segunda metade da estação começa a aumentar o risco de episódios de chuva excessiva no Estado que podem levar a cheias de rios e possíveis alagamentos.