Trilha Sonora

Um dos motivos pelos quais o ano de 2012 ficará marcado para sempre na vida das pessoas é, sem dúvida,

Um dos motivos pelos quais o ano de 2012 ficará marcado para sempre na vida das pessoas é, sem dúvida, a realização dos Jogos Olímpicos de Londres. O mundo se voltou às Olimpíadas, desde o dia de sua linda abertura até as que agora são as últimas disputas por medalha. Mas já reparam a trilha sonora que o evento tem?

Dentro das arenas e estádios ingleses, entre um intervalo e outro, sempre há música. E de ótima qualidade. Como não poderia ser diferente, valorizam e colocam canções de músicos locais. Mas além das caixas de som espalhadas com o intuito de animar o público que ali está prestigiando tal esporte, tal modalidade, há também as canções dos esportistas.

Muita gente já deve ter escutado ou lido sobre o que os atletas costumam fazer para se prepararem para uma grande competição, uma prova importante. E claro, a música influencia nessa hora também. Desde a preparação, o treino, até minutos antes de começar a competição. Não é difícil, por exemplo, ver corredores com fones de ouvido até segundos antes de começar a corrida. Mas por que será que isso é tão importante, tão estimulante?

A música nos transporta para outros lugares, sem precisar sair de onde estamos. Lembramos de momentos bons e/ou ruins também. Ela tem a força de nos empurrar para frente, ganhar confiança em tal momento e ajudar na preparação de algo importante, como uma prova de atletismo, nesse caso. O cérebro libera substâncias como a endorfina, que quando escutamos a canção que tanto gostamos sentimos prazer e bem-estar.

Saindo das Olimpíadas, mas continuando no tema esporte, podemos citar o mais novo ídolo brasileiro Anderson Silva, como um bom exemplo. No dia da sua grande luta entrou com fones de ouvido e só os tirou minutos antes de subir no octógono.

Ela embala gerações, move diversas pessoas por uma causa, marca tal etapa de nossas vidas, pois mexe com as nossas emoções. Não se pode afirmar que é impossível viver sem ela. Mas com certeza, sem a sua existência no nosso dia a dia, a vida ficaria mais difícil, mais chata e sem cor. Tocando algum instrumento ou apenas ouvindo, a música segue nos guiando. E aí, qual a sua trilha sonora para o fim de semana?