O HBSC realiza mais de 16 mil atendimentos por mês aos usuários do SUS
Para que todos os atendimentos do SUS sejam possíveis, o Hospital Beneficente São Carlos mantém um contrato com a Prefeitura Municipal de Farroupilha
Para que todos os atendimentos do SUS sejam possíveis, o Hospital Beneficente São Carlos mantém um contrato com a Prefeitura Municipal de Farroupilha que prevê os seguintes valores brutos de recursos públicos mensais, de acordo com sua origem:
– Recursos Federais = 630.862,88
(desse total são descontados os valores dos empréstimos).
– Recursos Estaduais = 158.930,89
(pendentes desde setembro/17).
– Recursos Municipais = 1.113.750,00.
– Recursos Regionais = 91.227,73.
“O Fundo Municipal da Saúde de Farroupilha concentra todos os recursos recebidos dos Órgãos Públicos, Federais, Estaduais e Municipais e repassa para o Hospital São Carlos, que presta serviços ao Poder Público Municipal através de Contrato com a Prefeitura Municipal de Farroupilha, a qual detém a Gestão Plena da Saúde, ou seja, nenhum valor chega ao HBSC sem passar primeiro pelo Fundo Municipal da Saúde”, esclarece o presidente do Conselho Administrativo do hospital, Clarimundo Grundmann.
Com o total dos recursos Públicos efetivamente recebidos, o HBSC realiza em média 16.618 procedimentos mensais tais como:
– Atendimentos de Urgência e Emergência 24 horas por dia;
– Consultas;
– Consultas com especialistas em Pediatria, Urologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geriatria, Vascular, Traumato/Ortopedia, Bucomaxilofacial, entre outras;
– Observações;
– Internações clínicas, cirúrgicas e psiquiátricas.
Serviços de Diagnóstico como:
Anatomia Patológica Citopatologia;
Eletrocardiograma;
Endoscopia das Vias Respiratórias, Vias Urinárias, Digestiva;
Colonoscopias;
Patologia Clínica;
Ecocardiograma
Radiologia;
Tomografia Computadorizada Helicoidal;
Ultrassonografia;
Vídeo laparoscopia;
Mamografia;
Ultrassonografia – Doppler.
Serviços de Apoio:
Hemoterapia;
Suporte Nutricional;
Psicologia Clínica Hospitalar;
Serviço Social;
UTI – Unidade de Terapia Intensiva Adulta;
Fisioterapia;
Fonoaudiologia;
Controle de Infecção Hospitalar;
SPP – Serviço de Prontuário de Pacientes;
Farmácia interna;
Manutenção de Equipamentos Hospitalares;
Lavanderia;
Transporte;
Berçário;
Sala de Recuperação Anestésica;
Sala de Pré-Parto;
Centro Cirúrgico;
Centro Obstétrico;
Recreação Pediátrica;
Pastoral da Saúde.
“Tudo isso para garantir que as pessoas tenham acesso e atendimento pelo Sistema Único de Saúde”, complementa a superintendente geral do HBSC, Janete Toigo.
Prestação de Contas
Mensalmente, o Hospital presta contas para a Secretaria Municipal da Saúde de Farroupilha através de um documento chamado Descritivo Detalhado das Despesas – DDD.
Trimestralmente, o hospital é submetido às Avaliações de Desempenho das quais participam representantes da 5ª Coordenadoria e dos órgãos Municipais ligados à Saúde, quando são avaliadas as metas qualitativas e quantitativas conforme estão no contrato. Metas não cumpridas resultam em descontos nos valores que o Hospital vier a receber.
Além disso, o Hospital São Carlos passa por auditoria externa a cada três meses e recebe o parecer anual do auditor. O Balanço Contábil é divulgado no mês de abril.
Embora a casa dos milhões possa parecer exorbitante, quando somados os preços dos remédios, dos materiais e dos equipamentos necessários para o atendimento dos clientes, nos 365 dias do ano, é fácil constatar que o HBSC oferece serviços de qualidade por um custo que poderia ser bem maior, não fosse a determinação da Gestão e da Equipe Hospitalar para reduzir as despesas, otimizar os recursos e realizar as boas práticas administrativas.
Em comemoração aos seus 85 anos, o HBSC saúda e agradece a população
e convida: CONHEÇA O NOSSO HOSPITAL!