O que foi 2020 para você?

Cada um de nós passou pelo aprendizado que necessitava – não necessariamente aquele que queria – no decorrer deste ano que marcou a vida de todos. Entrando para a história, 2020 vai se despedindo fazendo de nós pessoas mais fortes. Nas palavras dos nossos convidados, histórias compartilhadas segundo suas vivências.
Que venha 2021 e traga com ele toda a esperança para continuarmos. Saúde!

“Esse ano foi denso, tenso e intenso, tanto no aspecto profissional, pessoal quanto acadêmico. Muitas mudanças mostraram-me possibilidades de caminhos e forças que não imaginava ter. Termino esse ano, ainda mais grato à vida, à família e ao trabalho e, acima de tudo, feliz por poder viver, ser e sentir quem sou”.

Diego Tormes

Professor e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (SISMUF)

 

 

“2020: ano da mudança! Novos hábitos, intensos trabalhos e preocupações. Os desafios diários e as dificuldades vivenciadas trouxeram à tona valores que estavam esquecidos. Aprendemos a ter mais empatia e agradecer pelas nossas companhias! Vibramos cada dia pela saúde e pela recuperação! E mesmo frente a todas as incertezas, mantivemos a fé! ”

Ana Carolina Cadore

Pneumologista, médica na linha de frente no enfrentamento da Covid-19

 

 

“Este ano foi um desafio imenso. Nossa vinícola completou 60 anos e nos adaptamos e tivemos várias ações, sem presença de pessoas, mas com presença digital, como o lançamento do vinho Gênese e nossa história em 60 fatos, dentre outras. Adaptação foi a palavra chave. E digital a palavra de ordem. Um ano para me desafiar como gestor e como ser humano. 

Percebi o quão somos vulneráveis como seres humanos, e com isso a importância de uma base familiar sólida e unida e, estando longe de nossos amigos, a importância de se estar perto. Por isso, saio deste ano, marcado em nossa história, mais fortalecido e muito agradecido pela vida, pela saúde e pela família! ”

Ricardo Chesini

Diretor da Adega Chesini

 

 

“Foi um ano de muitas emoções! Começou cheio de esperança, de boas vibrações e muitas expectativas! De repente virou de cabeça para baixo… muitos medos, insegurança, frustrações e incertezas! 

Um ano em que de fato nenhum dia foi igual ao outro e ainda assim, grata por ter passado com saúde, juntamente com meus familiares e amigos próximos! ”

Patrícia Portolan

Proprietária do Ristoria Restaurante

 

 

“2020 um ano ‘ímpar’
Não tiveram as olimpíadas 
Sonhos foram adiados
O planeta ficou embriagado
O mundo passou a ficar mascarado
Os sábios não sabiam o que dizer
Os mais humildes passaram a fazer previsões e tudo saber
O ano 2020, múltiplas vezes, par, se tornou ímpar para nunca mais ser esquecido”.

Oscar Triches

Empresário e presidente do Clube Santa Rita

 

 

“Um ano de aprendizados. Um ano de valores, traições, demonstrações. Um ano de inseguranças, falácias, gritos, desespero (s) criações, pensamentos, análises, visões, mudanças, demissões, controle (s), restrições. Em quem confiar? 

Um ano de proibições, menos recursos para…. e pára tudo. Agora é preciso lavar as mãos com água e sabão, ou passar álcool gel.  Por que só agora??? Na escola também se aprende isso, ou será que nós faltamos a aula nesse dia?? 

Trabalhar, acreditar, conviver, confiar, utilizar as ferramentas tecnológicas e descobrir que elas podem nos servir. Visualizar, superar e mudar o mundo. 2020 um ano que aprendi.”

Lúcia Cristina Portolan Lorandi

Rádio Spaço FM

 

 

“Aprendizado. Entre tantas palavras que poderia elencar para definir o ano de 2020, acredito que esta seja a mais apropriada. Não será um ano fácil de esquecer pelo impacto causado e pela grande contribuição que traz no aprendizado. 

De uma hora para outra, fomos obrigados a reposicionar a nossa vida. Sim, teve dificuldades, teve trabalho a mais, mudamos a forma de nos relacionar.  Mas também aprendemos a cuidar mais da vida, dar maior valor às pessoas e a sentirmos mais de perto a importância da família. 

O ano de 2020 vai passar, mas seu legado não passará tão rápido. Que 2021 venha com o fortalecimento da nossa esperança! ” 

Leandro Adamatti

Jornalista E Diretor TV Serra

 

 

“Há exatamente um ano fiz muitos planos, imaginava um ano par cheio de expectativas, festas, eventos, trabalho, equipe toda a mil, aniversário de 15 anos da minha filha, enfim, tantos planos! Começamos bem e a vida seguia maravilhosamente bem. De repente, notícias estranhas, pessoas doentes e o mundo literalmente parou. 

Fiquei sem saber o que viria pela frente, quanta angústia, quantas incertezas! Em um ano par, quem diria que íamos viver um ano ímpar. Mas apesar de tudo só tenho a agradecer, pois festas, eventos e confraternizações virão. E o melhor: a festa de 15 da Luíza vai ser 15 +1.

Saímos dessa com saúde e com certeza aprendemos muito: mais amor, respeito, solidariedade com todos, pois nessa vida isso é o que importa, afinal, viemos para este mundo para fazer a diferença na vida das pessoas que cruzam nosso caminho. ”

Vera Lucia de Oliveira Bortoncello

Proprietária da Churrascaria Ronda Charrua

 

 

“Resumiria o ano de 2020 com a palavra aprendizado. Tenho certeza que para todos nós foi um período de redescoberta pessoal e profissional, diante do cenário tão turbulento a que fomos severa e rapidamente expostos com a pandemia. 

Vivi muitos desafios no âmbito de trabalho, aprendendo novas faces possíveis do mundo do jornalismo. Pessoalmente, foi um ano muito feliz e especial ao lado do meu esposo, dos meus pais, familiares e amigos, mesmo que alguns a distância. 

Só posso desejar que 2021 possa ser melhor e que jamais percamos a esperança de que tudo vai ficar bem. Muita paz, saúde, prosperidade e serenidade a todos”. 

Mirna Messinger

Jornalista

 

 

“Foi um não diferente! Um período turbulento pela pandemia, seguido de problemas sociais, insegurança e desencontros. Mas também foi de grande aprendizado e resgate de muitos valores que trazemos dentro de nós e nem sempre nos damos conta. Sentar-se à mesa com todos passou a ser uma benção, mas triste também porque em outros lares não foi assim.

Com muito empenho foi possível manter a nossa empresa e consequentemente o sustento dos que dela dependem, mas muitos pararam pelo caminho. Então, 2020 foi um ano de tempestades, mas também deu espaço para florescer a empatia, a solidariedade, a gratidão, a resiliência, a criatividade, a coragem, a força, a fé e acima de tudo, o valor e o cuidado com a vida”.

Natalina Silvestrin

Diretora do CFC Farroupilha