O secretariado de Eduardo Leite

Novo governo contará com 22 nomes à frente de 23 secretarias; oito partidos foram contemplados

O governador Eduardo Leite (PSDB) tomou posse na última terça-feira, dia 1º, e, ao longo da semana, os secretários estaduais que vão compor a gestão para o período 2019-2022 vêm tomando posse. Com a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa nos últimos dias de 2018 para confirmar a montagem do governo estadual para a gestão de Leite, 22 nomes com status de secretário estadual assumem suas pastas nestes primeiros dias de janeiro.

A montagem do governo estadual contou com nomes indicados por PSDB, PTB, PP, MDB, PPS, PRB, PSB, PR e DEM, além de profissionais ligados à política e gestão pública, mas sem partido. A Casa Civil, uma das principais secretarias do governo estadual, ficou a cargo de Otomar Vivian (PP), que já ocupou a pasta durante o governo de Yeda Crusius e tem mais de 30 anos de atuação na política estaudal. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), delegado de formação, acumulará ainda o cargos de secretário estadual das pastas da Segurança Pública e da Administração Penitenciária. Confira mais detalhes sobre os novos secretários estaduais:

CASA CIVIL
Otomar Vivian (PP
)

Já foi chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, no governo Yeda Crusius (PSDB). Também foi secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos na gestão de Antônio Britto (PMDB), deputado estadual e federal, prefeito de Caçapara do Sul e presidente do IPE.

SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE
Arita Bergmann (MDB)

A assistente social Arita Bergmann (MDB) foi secretária estadual da Saúde no governo Yeda Crusius (PSDB). Também foi secretária municipal de Saúde de Pelotas quando Eduardo Leite foi o prefeito da cidade, e de São Lourenço do Sul, onde atuava até assumir a secretaria estadual.

SECRETARIA ESTADUAL DA SEGURAÇA PÚBLICA 
SECRETARIA ESTADUAL DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
Ranolfo Vieira Junior (PTB)

O vice-governador Ranolfo Vieira Junior (PTB), assumirá as pastas da Segurança Pública e da Administração Penitenciária neste governo que se inicia. Delegado, foi chefe da Polícia Civil no governo de Tarso Genro (PT) e secretário municipal da Segurança em Canoas.

SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA
Marco Aurelio Cardos
o

Antes de assumir a Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Cardoso atuava como superintendente de crédito do BNDES. Foi secretário municipal da Fazenda no Rio de Janeiro, na gestão de Eduardo Paes (DEM).

SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Juvir Costella (MDB)

Foi eleito deputado estadual para a próxima Legislatura, entre 2019 e 2022, mas, convidado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para a pasta. No governo Jose Ivo Sartori (MDB), foi secretário estadual do Turismo.

SECRETARIA ESTADUAL DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Luis da Cunha Lamb

É professor universitário PhD em Ciências da Computação pelo Imperial College London. É pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e ex-diretor do Departamento de Informática da universidade.

SECRETARIA ESTADUAL DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
Covatti Filho (PP)

É deputado federal desde 2015 e foi reeleito no pleito de 2018, mas optou por atender o convite para integrar o governo de Eduardo Leite (PSDB). É filho da deputada estadual Silvana Covatti (PP) e do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Vilson Covatti (PP).

SECRETARIA ESTADUAL DO ESPORTE E LAZER
João Derly (PRB)

O judoca João Derly (PRB) é deputado federal desde 2015. Antes disso, foi vereador em Porto Alegre entre 2012 e 2014. Tentou a reeleição para a Câmara dos Deputados em 2018, mas não teve sucesso. Como lutador, foi campeão mundial de judô em 2005 e 2007.

SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
Artur Lemos (PSDB)

O advogado Artur Lemos (PSDB) foi secretário estadual de Minas e Energia durante o governo de José Ivo Sartori (MDB). Também coordenou a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e assessorou o deputado estadual Lucas Redecker (PSDB).

SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA, CIDADANIA E DIRETIOS HUMANOS
Catarina Paladini (PR)

O deputado estadual Catarina Paladini (PR) é mais um dos nomes de Pelotas no governo Eduardo Leite. Foi deputado estadual de 2010 a 2014 e, como suplente, voltou à Assembleia Legislativa em 2017. Foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no governo de José Ivo Sartori (MDB).

SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA
Beatriz Araújo

Foi secretária municipal da Cultura de Pelotas na gestão de Eduardo Leite como prefeito do município. Antes de assumir o cargo de secretária estadual da Cultura, nessa semana que passou, vinha atuando na iniciativa privada.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Tânia Moreira

A jornalista Tânia Moreira foi secretária municipal de Comunicação de Porto Alegre no governo de Nelson Marchezan (PSDB). Atuou ainda na comunicação da campanha de Eduardo Leite para o governo do Estado nas últimas eleições, em 2018.

SECRETARIA DE GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Claudio Gastal (PPS)

O professor universitário Claudio Gastal (PPS) é um dos líderes do Movimento Brasil Competitivo, iniciativa que trabalha pela modernização da gestão pública. É um dos criadores do escritório de Desenvolvimento Regional e a Incubadora de Empresas da Universidade Católica de Pelotas.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
Leany Lemos (PSB)

Ex-secretária do Planejamento, Orçamento e Finanças do Distrito Federal, a servidora de carreira do Senado Leany Lemos foi candidata a suplente da senadora eleita Leila do Vôlei (PSB) nas últimas eleições. Antes disso, chegou a ser cotada como possível candidata à presidência da República pelo PSB.

SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
Faisal Karam (PSDB)

Foi prefeito de Campo Bom por dois mandatos, entre 2009 e 2015. Também foi secretário municipal de Obras de Novo Hamburgo. Foi candidato à Assembleia Legislativa nas eleições de 2018 e foi eleito como suplente de deputado estadual.

SECRETARIA ESTADUAL DE OBRAS E HABITAÇÃO
José Stédile (PSB)

Ex-prefeito de Cachoeirinha por dois mandatos (2001-2008), José Stédile (PSB) é deputado federal desde 2011. Concorreu novamente para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições, em 2018, mas não foi reeleito para o cargo.

SECRETARIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Dirceu Franciscon (PTB)

Foi secretário de Projetos Especiais, Captação e Inovação em Canoas e secretário da Fazenda e Administração de Nova Alvorada, onde também foi vereador. Foi eleito deputado estadual em 2018, mas, convidado, optou por assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

SECRETARIA ESTADUAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Regina Becker Fortunati (PTB)

É deputada estadual desde 2015. Tentou a reeleição em 2018, sem sucesso. Foi secretária especial dos Direitos dos Animais de Porto Alegre durante a gestão do prefeito José Fortunati, com quem é casada.

SECRETARIA  DE ARTICULAÇÃO E APOIO AOS MUNICÍPIOS
Rodrigo Lorenzoni (DEM)

O médico veterinário Rodrigo Lorenzoni (DEM) foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária entre 2014 e 2017. Candidatou-se a deputado estadual nas últimas eleições, em 2018, mas não se elegeu. É filho do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM).

SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE RELAÇÕES FEDERATIVAS E INTERNACIONAIS
Ana Amélia Lemos (PP)

A jornalista Ana Amélia Lemos (PP) é senadora pelo Rio Grande do Sul desde 2011. Foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) nas últimas eleições, em 2018. Nas eleições de 2014, foi candidata ao governo do Estado, mas não se elegeu.

PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO
Eduardo Cunha da Costa

Atua na Procuradoria-Geral do Estado desde 2007. Em 2016, tornou-se procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos. Antes disso, entre 2011 e 2014, Foi agente setorial no Tribunal de Contas do Estado.

CASA MILITAR
Julio César Rocha Lopes

O coronel Julio César Rocha Lopes era chefe do Estado-Maior da Brigada Militar antes de assumir a Casa Militar no governo Eduardo Leite. Foi diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria Estadual da Segurança Pública.