Prefeitura apresenta no dia 11, plano estratégico para o futuro de Farroupilha
Evento terá ainda entrega de títulos de Embaixador de Farroupilha no Mundo e revelação do novo hino do município

A prefeitura de Farroupilha vai anunciar no dia 11 de dezembro o Plano Estratégico Farroupilha 20-40. O plano é um conjunto de diagnósticos, propostas e medidas para o desenvolvimento do município e tem como objetivo preparar a cidade para o futuro. A apresentação do plano estratégico será realizada em festa e workshop no centro de eventos Golden Garden, no bairro Industrial. O evento terá início às 20 horas e, além da apresentação, a prefeitura também entregará o título de Embaixador de Farroupilha no Mundo para três personalidades farroupilhenses e revelará a nova roupagem do hino do município.
De acordo com o prefeito Claiton Gonçalves, o Plano Estratégico Farroupilha 20-40 está dividido em seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação. Estes eixos, conforme a prefeitura, incluem subdivisões para tratar do enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, novas tecnologias, resíduos, eficiência energética, entre outros.
A ideia é apontar as prioridades para o desenvolvimento do município para os próximos 22 anos e nortear as ações da administração municipal. É um plano de inovação. Construímos essa visão de futuro com o governo, sociedade civil, academia, explica o prefeito Claiton Gonçalves.
Plano abrangerá ospróximos cinco governos
O Plano Estratégico Farroupilha 20-40 apontará prioridades e propostas para os próximos 22 anos. Além do mandato do atual governo municipal, que termina em 2020, abrangerá os cinco mandatos seguintes. O prefeito Claiton Gonçalves afirma que caberá à sua administração preparar o município para que os próximos administradores possam manter o plano em prática. Vamos deixar a cidade pronta. Eu gostaria que o que está sendo plantado tenha continuidade, comenta Claiton. Se um prefeito mais adiante vai fazer ou não, isso vai de cada um. Não temos espaço para atividades retrógradas. Não vejo Farroupilha retrocedendo. As cidades que têm projetos únicos crescem mais.
Festa e workshop do dia 11 custarão R$ 125,4 mil
A festa e workshop programados para o dia 11 de dezembro, quando serão apresentados o Plano Estratégico Farroupilha 20-40 e o hino repaginado do município, e quando também serão entregues os três títulos de Embaixador de Farroupilha no Mundo, custarão R$ 125,4 mil ao município. O local escolhido é o centro de eventos Golden Garden, no bairro Industrial, e 450 pessoas foram convidadas. Será uma reunião de trabalho, com um investimento, explica o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves. O investimento no dia 11 é para a manutenção do progresso, a atração de empresas. Sempre olhando para o cidadão, é um investimento que abraça toda a cidade, comenta. Você só terá um saco de feijão se plantar um quilo de feijão antes.
Embaixador de Farroupilha no Mundo
No evento do dia 11 de dezembro, três personalidades farroupilhenses receberão o título de Embaixador de Farroupilha no Mundo. Cada uma receberá o título de um ano, referentes ao período passado desde que foi criada a lei que institui a homenagem: 2016, 2017 e 2018. O título tem como objetivo reconhecer personalidades cuja capacidade profissional e dedicação pessoal promovem a divulgação econômica, social e cultural de Farroupilha, de acordo com a administração municipal.
O primeiro homenageado, do ano de 2016, será o empresário Alexandre Grendene Bartelle. Referente ao ano de 2017, o homenageado será o médico cardiologista e escritor Fernando Lucchese. O título de 2018 será entregue ao general do Exército José Carlos de Nardi.
OS HOMENAGEADOS
Alexandre Grendene Bartelle
Embaixador de Farroupilha no Mundo 2016
Alexandre Grendene Bartelle é cofundador e presidente da empresa de calçados Grendene. A empresa, que tem sede em Farroupilha, foi fundada em 1971 e é uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil, vendendo produtos para mais de 90 países. Hoje, a empresa tem mais de 24 mil funcionários em seis unidades no Brasil.
Fernando Lucchese
Embaixador de Farroupilha no Mundo 2017
Fernando Lucchese é médico cardiologista com 40 anos de carreira e mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos. Atualmente dirige o Hospital São Francisco de Cardiologia, um dos hospitais da Santa Casa de Porto Alegre. Também é escritor de sucesso, com 15 livros lançados e 1,5 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.
José Carlos de Nardi
Embaixador de Farroupilha no Mundo 2018
José Carlos de Nardi é general do Exército, ex-chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas e ex-Ministro da Defesa. Coordenou a segurança da Copa das Confederações, em 2013; Jornada Mundial da Juventude (quando o papa Francisco visitou o país), em 2013; e a Copa do Mundo do Brasil de 2014. Também participou da organização da segurança das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.