Urnas serão carregadas com dados de candidatos a partir de segunda

As urnas que serão utilizadas nas eleições do dia 7 de outubro em Farroupilha estão sendo preparadas pelos funcionários do Cartório Eleitoral da 61.ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul e serão carregadas com as informações de todos os candidatos a partir de segunda-feira, dia 24 de setembro.

O procedimento de inserção das informações nas urnas destinadas às 171 seções eleitorais farroupilhenses deverá ser concluído até quinta-feira, dia 27, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Alexandre Zilles Bohrer. Na segunda-feira passada, dia 17 de setembro, os funcionários da Justiça Eleitoral trabalhavam na colocação das bobinas de papel utilizadas pelas urnas.

Diferente de eleições passadas, desta vez os mesários deverão entregar no Fórum, após o término da votação (às 17 horas de 7 de outubro, no primeiro turno, e no mesmo horário no dia 28 de outubro, no segundo turno), apenas as memórias de resultado das urnas, um tipo de mídia que contém os votos que cada candidato recebeu. As urnas não precisarão ser levadas pelos mesários para o Fórum, como no passado: ficarão nos locais de votação e serão recolhidas por uma empresa que presta serviços para a Justiça Eleitoral. A expectativa é de que a apuração dos resultados da votação em Farroupilha seja concluída até as 19 horas.

Primeiro turno acontece no dia 7 de outubro
O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 7 de outubro, das 8 às 17 horas. Os eleitores votarão para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, nessa ordem. Para o cargo de senador, há duas vagas, portanto os eleitores votarão duas vezes. O segundo turno está marcado para 28 de outubro.

45% dos eleitores identificados por digitais
De acordo com a Justiça Eleitoral, 55.589 eleitores estarão aptos a votar nestas eleições em Farroupilha. Para 25.507 eleitores, 45,88% do total, o procedimento de identificação no momento do voto já será feito por meio de impressão digital. Este é o número de eleitores que já passaram pelo cadastramento biométrico na cidade. Há ainda 30.082 pessoas (54,11% do total) que ainda não se cadastraram.

Identificação biométrica
Todas as seções eleitorais estarão equipadas para fazer a identificação dos eleitores por meio de biometria. Aqueles que já tiverem feito seu cadastro serão identificados desta forma, enquanto os que não efetuaram o recadastramento serão identificados pelo método que já era utilizado nas eleições passadas, com o mesário verificando documento de identidade do eleitor e livro de registros da seção.

Cadastramento recomeça após eleições
O chefe do Cartório Eleitoral da 61.ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Zilles Bohrer, informa que o cadastramento biométrico de eleitores deverá ser retomado ainda 2018, após o segundo turno das eleições. A expectativa é de que volte a partir de novembro, com agendamento no Cartório Eleitoral, afirma Bohrer. Mas só em outubro vamos ter uma definição mais detalhada.

Mesários já passaram pelo treinamento
Os mesários convocados para as eleições em Farroupilha já passaram pelo treinamento da Justiça Federal. Segundo Alexandre Zilles Bohrer, ainda há alguns convocados que não responderam ao chamado da Justiça Eleitoral e não foram localizados. Há, portanto, a possibilidade de novas convocações na cidade, caso essas pessoas não sejam localizadas a tempo. Os mesários que trabalham nas eleições têm direito a receber folga em seus empregos após o pleito. Cada convocação da Justiça Eleitoral dá direito a dois dias de folga, destaca Bohrer.

Número de eleitores cresceu pouco no município
Cresceu pouco o número de eleitores em Farroupilha desde a última eleição presidencial. Em 2014, eram 53.179 eleitores, de acordo com dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Nesta eleição, 55.589 pessoas estão aptas a votar. O crescimento foi de 4,53%.

Abstenção entre 15% e 20%
A absteção nestas eleições em Farroupilha deverá ficar entre 15% e 20%, na previsão do chefe do Cartório Eleitoral da 61.ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Zilles Bohrer. Na última eleição municipal, a abstenção foi de 13,5%. lembra Bohrer.