Assembleia aprova dois projetos de autoria da deputada Fran Somensi
A deputada Fran Somensi (PRB) teve dois projetos aprovados na Assembleia Legislativa na terça-feira, dia 13. Os PLs 81/2019, que
A deputada Fran Somensi (PRB) teve dois projetos aprovados na Assembleia Legislativa na terça-feira, dia 13. Os PLs 81/2019, que institui o dia do Farmacêutico, e 201/2019 que prevê Dia do Farmacêutico e Semana Estadual de Conscientização Sobre a Causa do Luto Parental foram aprovados por unanimidade. Os dois projetos seguiram para o Piratini para serem sancionados pelo governador Eduardo Leite.
“Ficamos felizes com a aprovação desses projetos já nos primeiros meses de mandado. Sabemos que para chegar à votação um projeto precisa percorrer um longo caminho na casa. Acredito que muito dessa agilidade se deve a nossa equipe, que consegue dialogar com tranquilidade com todos os partidos. Esse comportamento facilita o trabalho”, observa Fran.
O PL 201/2019 chama a atenção da sociedade para a realidade do luto parental no estado. Conforme a deputada o assunto é pouco debatido na sociedade, Fran alerta para a necessidade de se abrir espaços para conscientização sobre o tema. “A morte sempre será um assunto muito difícil de tratar, pelo simples fato de ser uma experiência traumática, de esvaziamento, de perda e de dor. Éa impossível entender a morte de um filho pois, como sabemos, esse não é o curso natural da vida. Perceber, que o tabu social que existe envolto deste tema, precisa ser derrubado, que os pais precisam de um lugar de acolhimento, escuta e compreensão. Será que hoje nos hospitais por exemplo, temos quartos reservados para a mãe que perdeu seu filho? Será que temos o acompanhamento psicológico adequado na família e no trabalho?, questiona a deputada.
Pela proposta a Semana Estadual de Conscientização Sobre a Causa do Luto Parental, a ser celebrada anualmente na primeira semana de julho.
Já o PL que estabelece o dia 20 de janeiro como dia do Farmacêutico no estado foi o primeiro projeto protocolado na Assembleia pela deputada depois que assumiu o mandado. Na justificativa, Fran, que também é farmacêutica, argumenta “que a profissão é uma das mais importante do mundo, pois esses profissionais são os responsáveis pela liberação dos medicamentos para uso correto da população e muitas vezes o sucesso do tratamento depende do farmacêutico”.
A data proposta coincide com o calendário nacional, decorrente do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, a qual surgiu em 1916.