De olho nas eleições 2012
Partidos como PTB, PR, PRB e PPS também estão em busca de cadeiras na Câmara de Vereadores, e quem sabe até uma oportunidade no Executivo
Dieverson Colombo
Estamos em ano de eleição. Debates e conversas sobre quem será prefeito de Farroupilha a partir de 2013. Partidos como PMDB, PSB, DEM, PT, PV e PDT dizem que já têm pré-candidatos. No Partido Progressista (PP) a possível pré-candidatura do atual vice-prefeito Fabiano Feltrin ao Executivo será definida em pré-convenção do partido. Mas todos os partidos, mesmo sem ter candidato ao Executivo já definidos, esperam conquistar cadeiras na Câmara de Vereadores.
É o caso do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O presidente, Valdicir Augusto Colognese, disse que a sigla, que tem mais de 400 filiados, não definiu se irá apoiar a oposição ou a situação, pois considera muito cedo para uma definição. E em relação a ter um pré-candidato a prefeito, Colognese não descarta a possibilidade. Essa questão está sendo avaliada. É possível que venha a ocorrer. O presidente afirma que o PTB tem vários nomes disponíveis para concorrer ao cargo de vereador. O partido atualmente está se reestruturando, buscando novos companheiros para formar uma agremiação forte almejando num futuro bem próximo ser quem sabe a terceira força política do município.
Com 170 filiados, o Partido da República (PR) está se reestruturando no município. O presidente do partido, Luis Henrique Verner, afirmou que a sigla ainda não está pronta para apresentar candidato a prefeito na próxima eleição, mas garante que o partido terá candidatos a vereador. Desenvolvemos um trabalho direcionado às pessoas que têm necessidades e conhecimentos sobre políticas que compreendem grupos e camadas essenciais de interesse global onde todos sejam beneficiados. Verner lembrou que o PR está em busca de novos filiados, inclusive com o PR Mulher. O partido apoia a situação.
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) também está em desenvolvimento na cidade. A sigla conta com aproximadamente 100 filiados. O presidente do PRB em Farroupilha, José Luiz Marchetto, explica que a sigla visa uma instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover um governo afinado e com a vontade popular. Para a próxima eleição, o partido não indicará candidato a prefeito. Iremos continuar apoiando a atual administração e indicaremos um candidato a vereador. Apresentamos um novo conceito de partido onde buscamos o pleno desenvolvimento da sociedade.
No Partido Popular Socialista (PPS) existe a grande possibilidade de o partido apoiar a atual administração. Mas ainda não há uma posição definida. O PPS não pretende indicar um nome para concorrer ao Executivo, mas terá candidatos para vereador. Os nomes ainda não estão definidos. O PPS é um partido que em 2011 retomou sua reorganização com novas filiações que passaram a fazer parte do quadro de filiados. Nosso partido é aberto ao diálogo e oportuniza seus filiados a participarem ativamente das discussões partidárias, ressalta a presidente da sigla no município, Andréia Tellier Marques.