Leite e Sartori disputam o governo do Estado
O Rio Grande do Sul escolhe neste domingo o futuro governador do Estado.
E a disputa está entre o ex-prefeito e ex-vereador de Pelotas Eduardo Leite (PSDB), da coligação Rio Grande da Gente (PSDB / PTB / PRB / PPS / PHS / REDE / PP), e o atual governador do Estado, candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), da coligação Rio Grande no Rumo Certo (MDB / PSD / PSB / PR / PSC / PATRI / PRP / PMN / PTC).
No primeiro turno, a votação dos dois candidatos que avançaram ao segundo turno foi apertada. O mais votado foi Eduardo Leite. O candidato do PSDB recebeu 35,90% dos votos, contra 31,11% de José Ivo Sartori, segundo colocado. Em terceiro colocado, no primeiro turno da eleição para o governo do Estado, ficou Miguel Rossetto (PT), da coligação Por Um Rio Grande Justo (PT / PCdoB), com 17,76% dos votos.
De acordo com a juíza eleitoral da 61.ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Claudia Bampi, cerca de 115 mil eleitores gaúchos anularam seus votos para governador ao votarem em um número de candidato que só existia para o cargo de presidente da República. No primeiro turno, os votos em branco para governador somaram 5,92%. Os nulos chegaram a 6,73% e os anulados, 0,01%. A abstenção no primeiro turno foi de 18,14%.