Brasileiros voltam às urnas para o segundo turno neste domingo
Eleitores vão definir quem será o futuro presidente da República e governador do Rio Grande do Sul

Neste domingo, dia 28 de outubro, o Brasil escolherá o futuro presidente da República e o Rio Grande do Sul definirá quem será o próximo governador do Estado. E, após um período eleitoral que dividiu o país, os brasileiros poderão projetar como serão os próximos anos no Brasil após conhecerem o resultado da votação. Neste domingo à noite, termina um dos períodos eleitorais mais intensos que o país já viveu após a redemocratização.
Na disputa para a presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) candidato da coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL / PRTB), enfrenta Fernando Haddad (PT), da coligação O Povo Feliz de Novo (PT / PCdoB/ PROS), nas urnas. Bolsonaro e Haddad avançaram para o segundo turno após obterem 46,03% e 29,28% dos votos, respectivamente, deixando para trás outros 11 candidatos à presidência da República.
Na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, estão Eduardo Leite (PSDB), da coligação Rio Grande da Gente (PSDB / PTB / PRB / PPS / PHS / REDE / PP), e José Ivo Sartori (MDB), da coligação, Rio Grande no Rumo Certo (MDB / PSD / PSB / PR / PSC / PATRI / PRP / PMN / PTC). Sartori é o atual governador do Estado e tenta a reeleição. Leite foi prefeito de Pelotas e concorre a governador pela primeira vez. Eduardo Leite obteve 35,90% dos votos no primeiro turno da eleição, contra 31,11% de José Ivo Sartori. Eles superaram outros seis candidatos.
Votação das 8 às 17 horas
Assim como no primeiro turno, a votação acontece das 8 às 17 horas. O primeiro voto da sequência será para governador. A seguir, os eleitores votarão para presidente. Nesta página, incluímos uma cola para o eleitor anotar os números de seus candidatos, recortar e levar junto na hora de votar, para lembrar dos números e da ordem de votação. Para votar, o eleitor precisa portar documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação). O Título de Eleitor também é necessário, por conter informações sobre a zona e a seção eleitoral, mas é possível votar sem ele, desde que o eleitor apresente documento com foto. O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Quem tem mais 16 anos e menos de 18; mais de 70 anos; ou é analfabeto pode votar, mas não é obrigado.
Farroupilha tem 171 sessões eleitorais
Em Farroupilha, 59 locais de votação, com 171 sessões eleitorais, receberão os votos dos eleitores para presidente da República e governador do Estado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 55.589 eleitores estarão aptos a votar nestas eleições em Farroupilha.
ESPECIAL POR
Eduardo kopp
eduardokopp@gmail.com