PRD sela aliança com o Novo e lança Dário e Emília para a prefeitura de Farroupilha
Pré-candidaturas foram homologadas na data limite das convenções, segunda-feira, 5 de agosto, no encontro municipal do PRD
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
O pré-candidato a prefeito de Farroupilha pelo Partido Renovação Democrática (PRD), empresário Dário Micael da Silva, oficializado na noite de segunda-feira, 5 de agosto, revelou, sem dar nomes, que até a metade do dia da convenção houve assédio para que desistisse de concorrer à prefeitura de Farroupilha na eleição municipal de 6 de outubro. “Até a presidência de um partido me ofereceram, mas eu resisti. O que eu iria dizer a vocês (simpatizantes, candidatos ao Legislativo e dirigentes do PRD e Novo que estavam no encontro)? Com que cara eu iria chegar e dizer que não iria concorrer porque aceitei um cargo de presidente”, comentou ele, assegurando que em momento algum esteve aberto às negociatas políticas.
Dário foi ungido à condição de pré-candidato à administração municipal de Farroupilha ao lado da administradora de empresas e pós-graduada em gestão de pessoas, também empresária, Emília Mari Frare, do partido Novo, na convenção que teve mais de uma centena de lideranças e dirigentes políticos, apoiadores e simpatizantes do PRD e do Novo, além dos candidatos à Câmara de Vereadores lançados pelas duas siglas. A convenção foi conduzida pelo presidente da executiva do PRD no Município, Carlos Cruz, e além de lançar os 12 representantes do partido que concorrerão ao Legislativo, definiu também questões administrativas junto à Justiça Eleitoral e o nome da coligação: “Renova Farroupilha”.
A presidente do Novo, Laura Nardi, foi a primeira a se manifestar e disse que a segunda-feira foi uma “data história para Farroupilha, porque dois partidos se unem na defesa dos interesses do município, superando divergências partidárias em nome de um futuro melhor para todas as pessoas, para todos nós!”. Ela assegurou que a sigla que preside anseia por “um município mais justo, próspero e solidário, comprometido com a população. A política deve promover o bem comum, não apenas para algumas pessoas, mas para todas as pessoas”, afirmou. E prometeu: “Queremos governar com transparência, respeito e integridade, com os interesses do povo em primeiro lugar, para termos uma sociedade justa e fraterna”.
O presidente do PRD, Carlos Cruz, também falou em “momento único” e disse que a coligação com o Novo representa o que chamou de “busca de soluções para os problemas da população de Farroupilha. “É um privilégio estarmos juntos nessa luta para mudar, mas buscando a mudança de verdade por meio das candidaturas de Emília e Dário”, destacou o dirigente político. Antes, na abertura da convenção, Cruz invocou a proteção de Deus para respaldar as decisões que seriam tomadas e, se referendadas as candidaturas de Dário e Emília, ambos fossem abençoados com a vitória nas urnas, “se assim for do Seu desejo”.
Dos candidatos majoritários, a pré ao posto de vice-prefeita, Emília Frare, foi a primeira a falar e assegurou que se ela e Dário (pré-candidato a prefeito) forem escolhidos pelo eleitorado no pleito de outubro para governar Farroupilha a partir de 1º de janeiro do ano que vem, o eleitorado vai se surpreender com uma forma diferente “de fazer política”. Ela garantiu que vai dedicar todos os esforços para seguir a cartilha do seu partido, o Novo, “promovendo as mudanças que as pessoas precisam, com honestidade e integridade, sem lesar os cofres públicos e olhando sempre para os interesses das pessoas”.
Dário, que vai concorrer a prefeito a partir da homologação da sua pré-candidatura pela Justiça Eleitoral, lembrou – e se emocionou – da sua infância quando teve que ganhar as ruas para vender pastéis feitos pela sua mãe, para viabilizar a compra de material escolar para os seus irmãos. “Eu nunca esqueço da oração que minha mãe fez por mim, preocupada com o que poderia acontecer comigo quando saí para vender os pastéis, porque uma mãe sempre se preocupa e deseja o melhor para o seu filho”, recordou. Ele ainda falou de um dos objetivos do governo que empreenderá, se for o vencedor: incentivo ao desenvolvimento de crianças e adolescentes para que, na fase adulta, não enfrentem dificuldades.
Outra promessa do empresário-político quase candidato se refere à parcela importante para a economia de Farroupilha: a produção rural. Segundo Dário – alfinetando o atual governo municipal –, atualmente não há uma política voltada especificamente para cuidar do setor. “A secretaria da Agricultura, e esse é um erro das duas administrações que estão concorrendo conosco, não cuida nem dos agricultores, nem das estradas. Quando assumirmos, vamos ter uma secretaria de infraestrutura, destinada a cuidar da estrutura do interior, como as estradas, e do agricultor, promovendo o seu desenvolvimento por meio cursos de aprimoramento e programas de incentivo para que isso aconteça”.
O pré-candidato apelou aos convencionais que estavam na reunião de segunda, no Restaurante do Alemão, para que se tornem agentes multiplicadores da candidatura Dário e Emília, para prefeito de vice de Farroupilha. “Nós precisamos que cada um de vocês se torne um propagador da nossa candidatura, um multiplicador da força que precisamos para derrotarmos o que aí está e possamos trabalhar para atender o que realmente necessita a nossa população. Para isso, cada um deve falar com seus familiares, com seus amigos, com seus colegas de trabalho, divulgando nosso nome, o que pretendemos fazer e como pretendemos trabalhar pelo povo de Farroupilha”, concluiu.