Prefeita de Nonoai é eleita presidente da federação dos municípios do Rio Grande do Sul

Adriane Perin de Oliveira é a primeira mulher a assumir o cargo à frente da entidade

Na sexta-feira, 11 de abril, a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, foi eleita presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a gestão 2025/2026. Com 60% dos votos válidos, ela sucede o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Neste ano, a indicação da presidência da entidade coube ao partido Progressistas, por ter sido o partido que mais elegeu prefeitos no pleito municipal de 2024 — com 164 gestores eleitos, representando um crescimento de 13,8% em relação ao pleito anterior. 

O cargo foi disputado pelos prefeitos Marcos Corso (Três de Maio), Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul) e Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul). Ao todo, foram contabilizados 282 votos, dos quais 171 foram destinados a Adriane. A prefeita de Nonoai será a porta-voz das 497 cidades do Rio Grande do Sul e se consagra como a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade. Como vice-presidente, assume ao seu lado o prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles. Ao assumir o cargo, ela destacou seu compromisso com a defesa firme das pautas que importam aos municípios.

“Os desafios são grandes, mas vamos trabalhar com foco em resultados concretos para as nossas gestões.  Esta é a nossa missão: melhorar a vida das pessoas e fortalecer as administrações locais”, declarou. O presidente estadual do Progressistas, deputado Covatti Filho, cumprimentou a nova presidente e destacou a força da sigla no cenário municipalista. “Parabenizo a prefeita Adriane pela vitória e agradeço aos demais colegas do partido que colocaram seus nomes à disposição. Essa eleição reafirma o protagonismo do Progressistas na defesa do municipalismo gaúcho, com gestores preparados e comprometidos. Tenho plena convicção de que a gestão da Adriane será produtiva, propositiva e sintonizada com os desafios e necessidades das nossas cidades”, declarou.