Sancionado pelo Governo Estadual o projeto que torna essencial atividades físicas e educação

Com a sanção do Projeto Lei, de autoria da deputada Fran Somensi, atividades físicas e educação passam a fazer parte das atividades essenciais no Rio Grande do Sul

O Governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou, no final da tarde desta terça-feira, 23, o projeto de lei, de autoria da Deputada Fran Somensi (Republicanos) que torna a atividade de Educação Física com essencial no estado Rio Grande do Sul. O PL 144/2020, passou na Assembleia Legislativa na terça-feira, dia 16, onde foi aprovado por unanimidade.

Ainda na Assembleia, por sugestão do líder do governo, o PL recebeu emendas relacionadas à educação. Hoje em sua fala, durante a sanção da lei, Eduardo Leite explicou que o Estado irá atualizar a lei atual, respeitando a legislação, e tentará reverter judicialmente a situação do ensino.

“É importante destacar que o meio científico, já reconheceu a importância e os benefícios da prática de atividades físicas para melhorar a função imunológica, otimizando as defesas do organismo, reduzindo as chances de pessoas fisicamente ativas apresentarem doenças”, destacou Fran Somensi ao explicar a importância da sanção.

A parlamentar ainda defendeu a volta das crianças à escola e a gradual volta das atividades econômicas. “Acredito que, com a devida segurança, seja a hora das nossas crianças voltarem para a escola e, mais do que isso, precisamos que esses processos, assim como a retomada de alguns setores econômicos, não sejam mais interrompidos”, finalizou.
Construído desde de junho de 2020, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física, o PL 144/2020 agora se torna Lei Estadual sob o número 15603