Planeta Água?

Uma das canções mais lembradas de todos os tempos, Planeta Água, de Guilherme Arantes, foi uma das finalistas do festival de Música Popular Brasileira em 1981. Ela empresta o título para refletirmos sobre a importância de preservar o recurso.
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água

Ter consciência das nossas ações e o quanto elas influenciam não apenas as pessoas que estão ao nosso redor, mas principalmente o ambiente em que vivemos é essencial para darmos continuidade à vida.

Com o intuito de proporcionar reflexão e elaboração de medidas práticas relativas à água, diante da necessidade de manter este recurso disponível, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou, em 1992, o Dia Mundial da Água.

A data é coordenada pela UN-Water, departamento de colaboração da ONU para temas relacionados com a água potável do qual participam governos e outras entidades.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 1% esteja disponível para o consumo humano e de animais, já que 97% são água salgada e 2% formam geleiras inacessíveis. Além de pouca, a água que pode ser consumida é distribuída de forma desigual, pois existem locais onde ela é bastante escassa.

Para piorar, além da escassez, a poluição resultante das ações humanas, que afetam lençóis freáticos, ainda torna a água disponível imprópria para o consumo. 

Atualmente, muitos países não têm acesso à água potável, por isso o ser humano deve sempre levar em consideração o quão precioso é esse bem. Além disso, a poluição do plástico está colocando em perigo a água de muitos mares, lagos e rios. 

 

Pandemia

A água é um elemento de que desfrutamos nas sociedades avançadas e que consideramos natural, mas em muitos países há falta de água potável. 

Em pleno enfretamento de uma pandemia, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostram que duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para se lavar as mãos e que 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa!

Na África ao sul do Saara, 63% da população nas áreas urbanas, ou 258 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos. Na Ásia Central e Meridional, 22% da população nas áreas urbanas, ou 153 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos; quase 50% dos bengaleses urbanos, 29 milhões de pessoas, 20% dos indianos urbanos, ou 91 milhões de pessoas, carecem de instalações básicas para lavar as mãos em casa.

Aqui no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado. 34 milhões de brasileiros não têm água encanada e quase 40% dos recursos hídricos se perdem por desvios e infraestrutura deteriorada. 

Como todos necessitam de água para a sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. 

A UNESCO, WWF (World Wildlife Foundation) e o Conselho Mundial da Água trabalham para garantir que todos tenham acesso à água limpa e segura até 2030 e por isso,  neste ano de 2021 o tema escolhido foi “A importância da água” para lembrar a importância da água doce, que cerca de 2,2 bilhões de pessoas não conseguem acessar. 

O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para aprofundar os fatores envolvidos na obtenção de água potável, seu abastecimento e como podemos fazer a diferença para preservar este produto precioso. 

 

Fontes:

corsan.com.br, 

agenciabrasil.ebc.com.br,

twinkl.com.br