Definições sobre o Aeroporto da Serra nas próximas semanas?
Em audiência, o deputado Álvaro Boessio cobrou que o investimento atenda demandas da região
O deputado Álvaro Boessio (PMDB) reafirmou na manhã de terça-feira 10, durante audiência com o secretário estadual de Infraestrutura e Logísitica, Beto Albuquerque, de que a escolha do local para o futuro Aeroporto Regional da Serra deve levar em consideração os critérios econômicos. “O aeroporto deve atender as demandas de toda Serra Gaúcha e também de outras microrregiões do entorno. Do contrário, poderá representar desperdício do dinheiro público”, afirmou o deputado.
O encontro para debater a implantação do novo aeroporto reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empresários da Serra, assim como o deputado Ronaldo Santini (PTB). Na oportunidade, Boessio solicitou ao secretário que intervenha junto ao governador Tarso Genro (PT) para que a escolha da área se baseie em um estudo transparente. “Precisamos de um aeroporto que atende a todos os municípios”, insistiu o deputado, que ainda no mês de março, coordenou uma audiência pública sobre o tema em Bento Gonçalves, quando a grande maioria das lideranças políticas e das entidades de classe manifestou preferência pela escolha da localidade de Monte Bérico.
A posição geográfica de Monte Bérico é um dos principais argumentos em defesa do aeroporto em Farroupilha. A área já avaliada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) atenderia as necessidade de transporte de passageiros e cargas de várias cidades da Serra e até mesmo do Vale do Taquari e do Vale do Caí. Fica a apenas 14 quilômetros de Caxias do Sul, enquanto o próprio distrito de Vila Oliva, outra área que está sendo avaliada para receber o projeto, tem uma distância de 50 quilômetros.
Prazo encerrando
Em 21 de março o governador Tarso Genro disse, em evento com lideranças da classe empresarial em Caxias do Sul, que em 60 dias seria anunciado o local do novo aeroporto da Serra. Se o prazo for cumprido a definição deve vir já nos próximos dias.