Mais de 78 mil visitantes na Fenavinho

Vinho foi evidenciado na cultura e nos negócios em atrações para todos os gostos

A Fenavinho Brasil 2011 encerrou no domingo, dia 8, e em 10 dias, 78.677 visitantes passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves, atraídos por uma Festa e por uma Feira onde o vinho foi a estrela maior, estando presente em cada ambiente. Expositores satisfeitos com as vendas e um público encantado com a autenticidade e diversidade de atrações deixaram os organizadores com o sentimento de dever cumprido.

O presidente João Strapazzon comemora os resultados. “Fizemos uma Fenavinho Festa com a cara da nossa gente e uma Fenavinho Feira com a cara do Brasil. Aqui, todos que nos visitaram encontraram o melhor da produção nacional de vinhos, o sabor da nossa agroindústria, a alegria do homem do interior, o talento de nossos artistas e a farta gastronomia. Para nossa satisfação, nossos públicos – expositores e visitantes – aprovaram este formato, o que nos deixa muito felizes”, destaca. Strapazzon, que segue na presidência até agosto de 2012, adianta que encerrados os trabalhos desta edição será dado início ao planejamento da Fenavinho Brasil 2013.

As 90 vinícolas expositoras comemoram com bons goles o resultado das vendas. Elas comercializaram 80.789 garrafas de vinhos, espumantes e suco de uva, um acréscimo de 20% em relação a edição anterior (67.500 garrafas). O Projeto Comprador também agradou as vinícolas, assim como os compradores. Nos três dias – 4, 5 e 6 – 35 vinícolas estiveram negociando com 32 compradores de 10 estados brasileiros. O resultado é uma expectativa de negócios de R$ 1,2 mi.

Muito concorridos foram os cursos de degustação de vinhos que em 17 sessões reuniram 620 participantes. No centro da cidade, o vinho encanado manteve viva a tradição que acompanha a Fenavinho desde 1967. Foram comercializados no local 13.800 taças de suco de uva e 5.600 taças de vinho (tinto e branco).

A exemplo de edições anteriores, as vinícolas ofereceram vinho e espumante para degustação nos estandes, permitindo que o visitante pudesse provar de produtos de diferentes procedências, além de conferir na taça a qualidade dos vinhos do Brasil.

Passam-se os anos, renovam-se os formatos do evento, mas a cultura regional continua sendo um dos pontos altos do evento. Um exemplo disso é a agroindústria, que repetiu o sucesso de edições anteriores. Quem passou pelo local foi atraído pelo aroma do pão saindo do forno, pelo queijo, pela copa e o salame, a torta tirolesa, o grostoli, as geleias, entre outros, um convite impossível de ser recusado.