Pe. João Schiavo será declarado Beato
Público deverá lotar os Pavilhões da Festa da Uva neste sábado, dia 28 de outubro, para participar da celebração inédita na Diocese de Caxias do Sul e rara para a Igreja Católica
A Beatificação do Pe. João Schiavo acontecerá neste sábado, dia 28 de outubro, às 10 horas, no Pavilhão 2 dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). O evento terá entrada gratuita e os portões estarão abertos a partir das 8 horas. A celebração será presidida pelo representante do Papa, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato e inúmeras lideranças eclesiais do Brasil e do exterior. O evento está sendo organizado pela Diocese de Caxias do Sul, Congregação dos Josefinos de Murialdo e a Congregação das Irmãs Murialdinas de São José, juntamente com a Associação dos Amigos do Pe. João Schiavo, com o apoio da comunidade e devotos. O evento religioso será transmitido, ao vivo, em rede nacional pela televisão, emissoras de rádio e pelas mídias sociais.
Na região de abrangência da Diocese, que compreende 74 municípios, estão sendo organizadas caravanas para participar do inédito evento, para o qual são esperados milhares de pessoas de todo o Brasil e do exterior, onde chegou a devoção, inclusive com relatos de graças alcançadas em diversos países. Do Chile e da Argentina, onde há a presença dos Josefinos e Murialdinas, chegarão 160 pessoas, além de 34 devotos Equador e da Itália, de onde vem um grupo de 31 pessoas, incluindo 9 parentes do futuro Beato.
Ainda no sábado (28), às 16 horas, na capela onde está o túmulo do Pe. João Schiavo, em Fazenda Souza, será celebrada uma missa em espanhol para este grupo de devotos, presidida pelo provincial dos Josefinos, Pe. Mario Aldegani e sacerdotes estrangeiros. No domingo (29)*, será realizada uma Missa de Ação de Graças, às 10 horas, na capela de Fazenda Souza, com a presença dos bispos Josefinos: Dom Celmo Lazzari, Bispo de Sucumbios, no Equador; Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Bélem, do Pará, ambos da Diocese de Caxias do Sul; e Dom Adélio Pasqualotto, Bispo da Missão Josefina de Napo, no Equador.
No Rio Grande do Sul, são Beatos: Pe. Manuel Gomes Gonzales e coroinha Adílio Daronch (2007) Bárbara Maix (2010); e Santos: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (1988). Com a Beatificação do Pe. João Schiavo, o Brasil alcança o número de 52 Beatos e 36 Santos. O Brasil tem ainda 12 Veneráveis, que aguardam apenas a aprovação de um milagre para se tornarem Beatos.
* Para a Missa de Ação de Graças, no domingo (29), às 10h, na capela Pe. João Schiavo, em Fazenda Souza, haverá ônibus da empresa Ozelame saindo de Caxias do Sul, com parada no Centro, na Escola Presidente Vargas, às 8h45min; na Paróquia Murialdo, às 9h; e por último, no Monumento Imigrante, voltando após o almoço do salão paroquial de Fazenda Souza.