Gente nossa na tela da Globo

A Serra Gaúcha brilha na rede Globo e trama das 18h ainda conta com atores da região, como Fabiano Vuelma, de Farroupilha

Claudia Iembo/Especial

Outubro tem sido um mês especial na vida de alguns talentos regionais, como os 18 atores que residem em Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Flores da Cunha: eles participaram como figurantes em gravações da novela Tempo de Amar, da rede Globo, aqui no Sul e lá no Projac, os estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Clarinda Simões, Magali Simões, Rosa Nondilo, Angela Brandalise , Carmen Callegari, Berenice Alberici, Maria de Lourdes Quevedo, Maria Elena Capoani, Eliene Mayer, Marinez Peretti e Tanira Giovanella são os atores de Bento; Gregory Cecconello e Carolina Perini, de Flores da Cunha; Arlindo Belleboni , Doralice Belleboni e Iracy Zaro, de Carlos Barbosa e Fabiano Vuelma, de Farroupilha. É ele quem fala mais sobre a experiência vivida.

Tivemos uma receptividade ímpar dos diretores Adriano Melo e Jayme Monjardim e de seus assistentes e produção! Conhecer os estúdios da Globo era um sonho que se tornou realidade. Ficar próximo aos artistas e diretores, andar pela cidade cenográfica e pelo estúdio da novela Tempo de Amar foi uma experiência única, um aprendizado que ficará na memória para sempre. Agradeço a produtora local Magali Simões, que me proporcionou isso, afirma Fabico, como é conhecido.

Aos 37 anos, o ator, nascido em Ibiraiaras, reside em Farroupilha há mais de 10 anos e diz que fica muito feliz em ver as paisagens e a cultura da Serra Gaúcha em filmes e novelas. Acredito que estar na vitrine valoriza o lugar onde vivemos e contribui para o turismo. Gravamos algumas cenas aqui na região e em dezembro retornaremos ao Rio de Janeiro para novas gravações, antecipa.

Fabico iniciou sua carreira em 2007, na escola Tem Gente Teatrando, em Caxias do Sul. Estudou TV e cinema e participou de workshops em várias regiões, entre eles um em São Paulo, com a preparadora de elenco da Rede Globo, Paloma Riani.

Sobre a finalidade de um figurante, expressa definição muito clara. O papel do figurante é de compor a cena. É fazer com que a cena fique mais próxima do real. A atriz Vanessa Giácomo e o ator bruno Gagliasso foram figurantes antes da fama, explica.

Para aqueles que querem ser atores, o entrevistado pontua: a carreira de ator, assim como outras profissões, tem muitos desafios e necessita de muita dedicação. Eu resumiria em três pilares: foco, estudo e dedicação.
Tempo de Amar tem sido também tempo de crescimento, pelo menos para este grupo de atores da nossa região.