“Comunidade: Igreja de base, fermento da nova sociedade”
14º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base teve início na tarde de ontem, 21, e segue até domingo, 24
Com o tema Comunidade: Igreja de base, fermento da nova sociedade e o lema Vinho novo em barris novos (Mc 2,22), está sendo realizado em Farroupilha, o 14º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base. O evento teve início na tarde de ontem, 21, e se estende até domingo, 24, no Parque da Fenakiwi.
O encontro conta com muitos momentos de reflexão, plenárias, estudo, oração e celebração. Participam caravanas de todas as quatro arquidioceses e 14 dioceses gaúchas. Hoje, 22, os destaques são a realização de 11 miniplenárias tratando de diversos temas que são desafios na vida da comunidade e, às 19 horas, o início de uma caminhada luminosa no Santuário Diocesano de Caravaggio.
No domingo 24, dia do encerramento, haverá a leitura e aprovação da carta do encontro, entrega e avaliação do evento, celebração do envio e conclusão do encontro com almoço de confraternização. No impulso do Papa Francisco, queremos uma Igreja em ‘saída’. Saída de uma Igreja fortaleza, que protegia os fiéis contra as liberdades modernas, para uma Igreja hospital de campanha que atende a toda pessoa que a procura, pouco importa seu estado moral ou ideológico, salienta padre Adilson Zilio, coordenador do 14º Encontro.
Conforme a mensagem dos 72 bispos presentes no 13º Intereclesial de CEBs, realizado no mês de janeiro de 2014 em Juazeiro do Norte (CE), eles afirmam que reconhecem nas CEBS o jeito antigo e novo da Igreja ser. Muito nos alegraram os sinais de profecia e de esperança presentes na Igreja e na sociedade, dos quais as CEBs se fazem sujeito. Que não se cansem de ser o rosto da Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas e não de uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças, como nos exorta o Papa Francisco.
Programação:
22 de abril (sexta-feira)
8h – Mística e estudo do ver (Parque Cinquentenário)
Tarde – Mística e estudo do julgar
18h – Caminhada com velas em Caravaggio (aberto à comunidade)
23 de abril (sábado)
8h – Mística e agir – (Parque Cinquentenário)
Tarde – Mística e estudo até às 17h
Noite- Celebração e jantar nas comunidades (com a comunidade)
24 de abril (domingo)
8h – Conclusão dos trabalhos – (Parque Cinquentenário)
10h – Grande celebração final (com todas as comunidades no Parque Cinquentenário)
Padre Darci Camatti da Paróquia Jesus Ressuscitado dá as boas-vindas ao visitantes:
Farroupilha nos acolhe com carinho, neste encontro de irmãos de Caminhada…
Com esta frase do hino do 14º Encontro Estadual de Comunidades, desejo que todas as Lideranças da Igreja do Rio Grande do Sul, que vieram participar desse encontro de 21 a 24 de Abril, sintam-se em casa na cidade de Farroupilha.
A cidade de Farroupilha já e acolhedora em sua formação. Muitos migrantes de outras cidades e regiões, até de outros estados, que saíram em busca de melhores condições de vida, já foram acolhidos e se fixaram nesta cidade. Assim, Farroupilha foi enriquecida com novas culturas, tradições e fortalecida na vivência da Fé.
Além do setor malheiro, da FenaKiwi, das tradições Italianas, Farroupilha é referência de Fé, simbolizada pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, que atraí peregrinos de todas as regiões, estados e muitos países.
Que esse encontro de Comunidades possa ser, de fato, fermento para fortalecer a animar nossas Lideranças e Comunidades, para sermos vinho novo numa Igreja em Saída, ao encontro dos que mais precisam como nos orienta o nosso querido Papa Francisco.
O agradecimento especial as famílias que abriram suas portas para acolher, nas três noites, as lideranças que ficarão hospedadas nas casas.
Obrigado a Prefeitura de Farroupilha, que abriu as portas para o encontro acontecer nos Pavilhões do Parque Cinqüentenário.
Diante dos desafios vividos em nosso País, esse encontro possa ser Luz na sociedade, para crescermos na ética e na luta pela justiça.
Irmãos e irmãs de caminhada sejam todos bem-vindos e bem-vindas.