Comunidades mobilizam-se para o Corpus Christi
Contratempos atrapalham, mas não impedem celebrações do feriado religioso
Por causa das obras da praça e clima instável, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus não organizou os tradicionais tapetes em frente à igreja matriz para procissão de Corpus Christi. No Bairro Santo Antônio, onde também seriam produzidos os tapetes, a atividade foi cancelada, também pelo fator clima. Já no Santuário de Caravaggio as celebrações ocorrem normalmente durante o dia e os tapetes vão ser mantidos até as 17h30.
A paróquia Jesus Bom Pastor, do Santo Antônio, realizou celebrações, às 8h e 10h. Ao invés dos tapetes, foram criados quatro capitéis, cada um com um tema: água, lixo e poluição, saúde e fé, segurança e drogas. Os capitéis foram desenvolvidos por moradores dos bairros, jovens catequizandos, catequistas, escolas, ministros, zeladores e clube de mães, em parceria com toda a comunidade.
Já a celebração da Igreja Matriz, será realizada no interior da própria igreja, com a reunião das demais paróquias, procissão e encenação do evangelho. Ao final da celebração vai ser entregue aos fiéis lembranças confeccionadas por jovens da cidade. São pacotes de palha de milho, com sementes crioulas – que não sofreram mudanças geneticamente – para simbolizar a vida nova.
As obras nos impediram de realizarmos um trabalho maior, mas mesmo assim, a celebração acontecerá e contamos com a participação de toda a comunidade, comenta o padre Paulo Roque Gasparetto, pároco da Matriz.