Lançada a Campanha da Fraternidade 2012
Tema deste ano tem o lema: ?Que a saúde se difunda sobre a terra?. Campanha serve de reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil

Dieverson Colombo
Com a presença do bispo diocesano Dom Alessando Ruffinoni, foi lançada a Campanha da Fraternidade 2012 na manhã da última quarta, dia 22, em Caxias do Sul. O tema deste ano trata da Fraternidade e Saúde Pública, com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.
A Campanha deste ano nos faz refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas e também uma mobilização por melhoria no sistema público de saúde.
Em entrevista coletiva, Dom Alessandro ressaltou a importância da campanha para as pessoas se conscientizarem e refletirem sobre a saúde. Temos que refletir os nossos problemas. Ver o que podemos fazer para melhorar o atendimento às pessoas mais humildes. Tem gente que tem convênio, mas a maioria da população ainda depende do SUS. O bispo lembrou que muitas vezes quando o atendimento chega já pode ser tarde para uma pessoa e lembra que a campanha serve para chamar a atenção das autoridades. Neste ano os médicos estão no centro da nossa atenção e também da nossa oração. Precisamos também ter uma atenção especial com as pessoas idosas. Dom Alessandro lembrou que a igreja não quer conscientizar somente a parte espiritual, mas também a parte humana da pessoa.
O pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Padre Paulo Roque Gasparetto, ressaltou a importância da campanha para refletir sobre temas relevantes. Ele lembra que a campanha não é apenas para as comunidades católicas, mas para toda a sociedade. Devemos chamar a atenção dos cuidados com a saúde. A igreja também questiona a questão de quem tem a responsabilidade, que são os governantes.