A influência do ambiente de trabalho

Segundo a psicóloga Caroline Stockmanns Henz, o ambiente de trabalho saudável pode contribuir para o bem-estar e a manutenção da saúde emocional

Durante toda a vida, as pessoas costumam passar mais tempo no trabalho do que na sua própria casa. Em algumas situações, o ambiente de trabalho pode trazer malefícios para as pessoas. A psicóloga Caroline Stockmanns Henz fala mais sobre o assunto.

Jornal O Farroupilha: O ambiente de trabalho ruim pode interferir na saúde da pessoa?
Caroline Stockmanns Henz: O ambiente de trabalho saudável pode contribuir para o bem-estar e a manutenção da saúde emocional e física quando o individuo se sente confortável neste ambiente, porém se este ambiente for considerado estressante e muito desgastante pelo trabalhador, os efeitos serão danosos a saúde e irão colaborar para o surgimento e desenvolvimento de doenças físicas e psicológicas.

O Farroupilha: E no desempenho no trabalho?
Caroline: É um fator que interfere no desempenho individual e coletivo dentro de uma organização, pois está diretamente relacionado a motivação. Se o ambiente for considerado desagradável, a motivação para o trabalho e a realização das atividades será afetada de modo negativo, prejudicando seu desempenho e até mesmo o desempenho de seus colegas de trabalho que dependem deste trabalhador desmotivado 17para que suas funções sejam exercidas adequadamente.

O Farroupilha: Como esta situação deve ser tratada?
Caroline: Com seriedade, pois o ambiente de trabalho ruim, pode ser extremamente danoso a saúde física e psicológica do trabalhador. Deve-se buscar ajuda psicológica quando existirem sintomas relacionados ao aspecto emocional como desânimo, tristeza, estresse, desmotivação, alterações constantes no humor, raiva, distanciamento social, dentre outros.

O Farroupilha: Você tem muitos pacientes que sofrem com esse tipo de problema?
Caroline: Atualmente, muitos indivíduos buscam a ajuda da psicologia clínica para tratar de doenças psicológicas geradas no ambiente de trabalho considerado desagradável, estressante e danoso à saude psicológica.

O Farroupilha: Arrumar outro emprego, em muitas vezes, pode ser a melhor solução?
Caroline: Em muitos casos, é indicado a busca por outro emprego ou até mesmo a mudança de área de atuação do trabalhador, sendo estas as melhores opções para que exista uma melhora na qualidade de vida, mas estas mudanças devem ser acompanhadas pelo psicólogo que ajudará em todo este processo de transição, pois irá orientar o modo mais adequado de realizar as modificações necessárias.

O Farroupilha: Além da saúde, o ambiente de trabalho não sendo dos melhores, pode interferir em mais algum aspecto físico ou emocional da pessoa?
Caroline: Como a maioria dos indivíduos passa grande parte do seu tempo no ambiente de trabalho, ser produtivo faz parte da vida e é uma das principais fontes de crescimento profissional e pessoal. Porém, as exigências das organizações, o medo de sofrer represálias, a perda de beneficios e o risco de perder o emprego a qualquer momento são alguns dos fatores que levam as pessoas a se sentirem sem liberdade para dizer o que pensam e o que sentem.