Como largar o cigarro
Psicóloga Juliana Bilachi, autora do livro “Cigarro – como romper esse legado”, dá dicas para deixar o cigarro em 2014. Ela afirma ser essencial o comprometimento após a decisão de abandonar o tabagismo
Além de ser a época para festejar e participar de confraternizações com a família e amigos, o final de ano também é um período para planejar o próximo ano e tomar decisões. Na vida pessoal, emagrecer, cuidar da saúde e parar de fumar estão entre as principais metas para o novo ano. No entanto, colocar o desejo em prática é difícil e exige persistência e determinação.
Autora do livro Cigarro – como romper esse legado, a psicóloga e escritora Juliana Bilachi dá algumas dicas para que a decisão de parar de fumar não se transforme em mais um plano frustrado. Anos de experiência com pacientes, pesquisas, palestras e participação em congressos e debates a credenciam a fazer este registro.
Segundo a profissional, a decisão de parar de fumar faz com que o fumante precise abrir mão de algumas situações prazerosas que o levam a fumar no dia-a-dia. O dependente não necessita abrir mão de tudo de uma só vez, o que ele necessita, na realidade, é identificar quais são circunstâncias que o conduzem ao cigarro e, então, deixar de realizar uma, duas ou mais dessas condições e se empenhar rumo ao objetivo desejado. É essencial que o fumante não regrida com relação à escolha feita, mesmo que demore um tempo para se adaptar, explica. Não há uma regra quanto ao parar de fumar. Existem pessoas que param de fumar de uma só vez, outras diminuem progressivamente a quantidade de cigarros e outras não planejam a maneira da interrupção e acabam parando de uma forma ou de outra, afirma.
Confira a matéria completa na edição impressa da última sexta-feira.