Hérnia de disco e a Quiropraxia
Quiropraxia pode tratar também hérnias de disco, problema que ocorre com freqüência. Pacientes que já realizaram cirurgias também podem ser beneficiados
Dieverson Colombo
A hérnia de disco é uma patologia que surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou que pode ocorrer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. O disco intervertebral é uma estrutura que se localiza entre os ossos da coluna (vértebras) com a função de absorção de impacto e sobrecargas sobre esta, além disso, ajuda a moldar as curvas normais da coluna vertebral. Consiste de duas partes: uma parte externa, dura e fibrosa – o anel fibroso – e uma parte central, gelatinosa – o núcleo pulposo. Existem 23 discos em nossa coluna, e eles estão relacionados à nossa altura. “De fato, pela manhã, após uma noite de sono, somos cerca de 1 a 2 cm mais altos que no final do dia anterior. Isto ocorre devido à perda de água que é normal durante o dia, e que é recuperada enquanto dormimos. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para a hidratação discal”, explica a quiropraxista Morgana Felli.
Pesquisas mostram que o tratamento quiroprático é uma maneira muito eficaz para auxiliar no tratamento clínico da hérnia discal. Mas mesmo aqueles que se submeteram a uma cirurgia no passado podem se beneficiar do tratamento quiroprático.
A quiropraxia dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações nas articulações, principalmente na coluna vertebral e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde de maneira geral. “Sabemos que a hérnia de disco resulta da disfunção entre a vértebra, o disco e a vértebra adjacente. Por devolver a função normal à articulação, o quiropraxista consegue reduzir/eliminar a compressão que a hérnia e a inflamação associada causam ao nervo. Procure seu quiropraxista, pois além de tratarmos a hérnia podemos prevenir para que ela não ocorra”, argumenta Morgana.
Errata
Diferentemente da foto publicada na edição nº 1745, que circulou no dia 12 de agosto, na matéria intitulada Um mal que atinge mais de 57% dos brasileiros, publicada na página 20, da editoria Saúde, a foto que corresponde a quiropraxia não correspondia com a que foi divulgada.