Proteja seu filho no inverno

Quando o inverno se aproxima, vários adultos sofrem com as enfermidades que ocorrem no frio,
e as crianças necessitam de mais atenção

Bronquite, asma, escarlatina e infecções como um todo são problemas que necessitam de atenção, já que podem atrapalhar a vida dos pimpolhos. A asma pode ser alérgica, motivada por remédios. Em crianças, o que mais ocorre é a existência de chiado ligado à infecção por vírus. A forma ideal de diagnosticar a enfermidade é o exame respiratório e de alergia. O tratamento é realizado com controle correto da enfermidade com remédios orais ou inalatórios. Se vacinar contra gripe e se prevenir quanto aos agentes que ocasionam a asma no ambiente são atitudes que evitam os sinais.

A bronquite é uma infecção que em geral é provocada por vírus, porém também pode ser bacteriana, mesmo sendo bastante rara. Para verificar se seu filhote possui esta infecção, é necessário procurar um pediatra. Em determinadas situações, é preciso realizar raio-X e exame de sangue. Para sua prevenção, tente não ter contato com indivíduos infectados e siga com o aleitamento materno. O tratamento é feito com nebulização com aerosol, hidratação e oxigênio. Em quadro de crise, a internação normalmente é precisa.

A escarlatina é uma infecção que ocorre na região da garganta ocasionada pela bactéria chamada estreptococo, deixando a pele com manchinhas vermelhas. Como há enfermidades parecidas, é necessário ir ao médico assim que surgirem os sintomas iniciais. O diagnóstico é realizado por exame ligado a um teste ligeiro na área da garganta. Para tratar é necessário usar antibióticos.

Para a prevenção de infecções como um todo, sempre hidrate e alimente seu pimpolho, evite que ele fique bastante tempo em locais fechados, lave as mãos quando for mexer com o neném e sempre vacine contra a gripe.

Já a meningite é uma inflamação das membranas que cobrem e oferecem proteção as meninges ( sistema nervoso central). Essa doença pode ser ocasionada por vírus, adquirida após uma gripe ou outra enfermidade causada também por origem viral ou bacteriana, em geral mais suave. O diagnóstico é realizado com exame junto com coleta do líquido da espinha. Outros exames podem ser realizados, dependendo a seriedade da situação. É essencial o envio do líquido da espinha para laboratório para verificar o agente que ocasionou a meningite.

Mais informações você encontra na edição impressa da última sexta-feira.