Quem é o sujeito na dança?
Cine Fórum apresentará o filme Cisne Negro e abordará os pontos importantes do longa. A dança é um dos assuntos em questão
No próximo dia 27 ocorre mais uma edição do Cine Fórum, tradicional evento promovido pela EloPSi- Psicólogas Associadas de Farroupilha. este ano será exibido e analisado o filme “Cisne Negro, longa de suspense e drama psicológico.
O evento acontecerá no Salão de Atos do Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF) e a exibição do filme começa às 19h. A psicóloga Rejane Comin, mediadora do evento, nos fala um pouco sobre a escolha da exibição deste filme e a importância da dança para uma pessoa.
O Farroupilha: Qual a importância da dança na vida de uma pessoa?
Rejane Comin: Entendo que a dança faz parte de nossa cultura e, portanto carrega a história e tradição de um povo. Além disso, desenvolve o ser humano cognitivamente, trazendo uma carga de sociabilidade e promovendo os relacionamentos.
O Farroupilha: Como ela pode ajudar um indivíduo psicologicamente?
Rejane: A dança é uma forma de expressar aquilo que sentimos e que muitas vezes é difícil de ser colocado verbalmente. Psicologicamente, ela melhora a auto-estima, a autoconfiança e desperta o “sim, eu sou capaz”; permite o reconhecimento das próprias limitações, que se tornam fonte de busca e descoberta de novas
possibilidades.
O Farroupilha: Após a exibição do filme no dia 27, será comentado algo referente a isso?
Rejane: É bem provável que a convidada Giane Teixeira, professora de ballet, abordará esse assunto com considerável propriedade, já que essas características da dança devem ficar evidentes em seus alunos.
O Farroupilha: Qual será o ponto principal de abordagem?
Rejane: Cada um dos debatedores abordará os aspectos que mais lhe chamaram atenção e que vão ao encontro de seus entendimentos particulares. Para mim, o mais marcante desse filme – e que certamente será debatido no CineForum – são os paradoxos e a busca incessante pela perfeição.