Por melhorias no trânsito do centro
Rua Barão do Rio Branco, Avenida Santa Rita e rua Júlio de Castilhos necessitam de soluções para reduzir o intenso fluxo de veículos
O problema não é recente, mas medidas já estão sendo providenciadas. O intenso fluxo de veículos na Rua Barão do Rio Branco, na Avenida Santa Rita e na Rua Júlio de Castilhos está constantemente na lista de reivindicações da população.
Por causa disso, medidas por parte do poder público já estão sendo tomadas. Entretanto sempre é importante escutar a opinião de populares, para que ideias e sugestões sejam consideradas na hora de tomar alguma decisão.
Em virtude disso, reportagem de O Farroupilha conversou com comerciantes das três ruas citadas acima, para saber na opinião deles quais os principais problemas apresentados nelas e o que pode ser feito para solucioná-los.
Para o programador de máquinas Airton Canzan Júnior, de 23 anos, o principal problema na Avenida Santa Rita é o intenso fluxo de veículos no trevo que dá acesso a mesma no horário de pico, deixando o trânsito “infernal”. Para ele a melhor solução para escoamento dos carros é a construção de um viaduto.
Em relação a Barão do Rio Branco, o cabelereiro Roberto Stamado, de 34 anos, acredita que apesar da grande quantidade de veículos que transitam pela via diariamente, os motoristas ainda insistem em acelerar um pouco mais do que o permitido, colocando em risco a vida dos pedestres. Para ele o ideal seria incluir mais quebra-molas e semáforos, para que a velocidade seja reduzida.
Por fim, a Júlio de Castilhos é que a menos apresenta problemas, mas nem por isso são menos importantes. Com exceção do fluxo de veículos, raramente o problema, segundo a vendedora Priscila Borges, de 17 anos, são acidentes de pequena monta, quando alguns “apressadinhos” não respeitam a placa de pare.
Segundo o Secretário Municipal de Obras e Trânsito, Arielson Arsego, o calçamento que está sendo feito na Rua Nataly Valentini não é apenas para embelezamento, mas também porque será uma ligação entre a Júlio e a Barão, além de diminuir a quantidade de veículos na Júlio, principalmente no semáforo do entroncamento com a Rua Pedro Grendene.
Arielson destaca também que já foi reivindicado junto ao Secretário Beto Albuquerque a construção de um viaduto no trevo que dá acesso a Avenida Santa Rita. “O secretário recebeu bem nossa proposta mas ainda não nos deu retorno. Enquanto aguardamos resposta, pedimos a colocação de semáforos”, explica Arielson.