20 anos da partida do Dr. Jayme RomeO Rossler – 02/01/1915 – 15/11/2000
Nasceu em Soledade, infância em Montenegro, juventude em Porto Alegre, onde se formou Médico na Universidade Federal do RS. Casado
Nasceu em Soledade, infância em Montenegro, juventude em Porto Alegre, onde se formou Médico na Universidade Federal do RS. Casado com Alda Gomes Rossler, dois filhos, João Carlos Rossler e Edison Renato Rossler, ambos médicos. Teve cinco netos e oito bisnetos. Dois netos são médicos. Dois netos são médicos e uma neta enfermeira, além de auditora hospitalar.
Trabalhou por 60 anos na medicina em Farroupilha 0nde comprou e ampliou o Hospital Beneficente Cibelli. Fez mais de 10.000 operações, não cobrando consulta médica nos últimos 40 anos de profissão.
No seu hospital, dezenas de médicos fizeram seu aprendizado prático, destacando que era considerado o “Hospital dos Pobres” porque primeiro era feito o atendimento da melhor forma possível e só pagava se tivesse condição. Nunca ninguém saiu sem atendimento completo. Sua dedicação, experiência, sabedoria, delicadeza no atendimento médico-paciente, deram-lhe fama e respeito.
Foi prefeito de Farroupilha que transformou aquela que era uma vila em cidade, porque trouxe a CORSAN, que passou a fornecer água potável aos munícipes (antes a água era de poço ou de calha). Trouxe a CEEE, que forneceu luz vinte e quatro horas por dia (antes não era fornecida luz entre às 23 horas e às 06 horas). Fez a estrada nova para Caxias do Sul, outra para Caravaggio, trouxe a Caixa Econômica Federal, montou o primeiro Posto de Saúde e o outro médico da cidade, Dr. Luiz D. Ferrari foi contratado para deixar claro que não era para seu benefício. Montou escola nos distritos, pontilhões em estradas do interior. Como Prefeito, auxiliou os esportes, de todos tipos, fazendo campo de futebol que permitiu aos colégios próximos levarem seus alunos, onde hoje tem a praça da Prefeitura. Foi Presidente da FARMED, do Clube do Comércio, da Escola da CNEG ,entre tantos outros atributos .
Salvou milhares de vidas. Muita gente nos fala das saudades que tem dele.
Além de Prefeito, foi Vice-prefeito, político atuante, piloto de avião (trouxe dos Estados Unidos seu avião voando, pelo mar do Caribe), foi caçador, compôs perto de cem letras e músicas. Escreveu um livro sobre a origem da Alma nos últimos 15 anos de vida.
Foi o melhor pai e avô do mundo. Nos orgulhamos dele. A família Rossler sente sua falta. Que Deus o tenha.