Dicas para aproveitar o sol (antes que ele suma)

Clima cinzento finalmente deu uma trégua em Farroupilha

Especial
Roberto Ferrari

Depois de dias de chuva e nebulosidade, o sol (finalmente) dá as caras em Farroupilha. Por quanto tempo a certeza não existe, mas antes de se jogar pra valer no calor e na luz solar, confira algumas dicas:

Desligue as luzes
Em dias nublados e tempestuosos, a luz natural não dá conta de cumprir as demandas de iluminação dos ambientes fechados, mas com o sol em seu esplendor, não há motivo para deixar lâmpadas ligadas.

Sol e Vitamina D, sim!
A luz solar é uma dos principais estimulantes da produção de vitamina D no organismo, que é fundamental no metabolismo do cálcio e na prevenção de doenças, como a osteoporose e o raquitismo. Além disso, protege contra infecções e garante o bem estar através da produção de serotonina. Que tal uma volta no Parque dos Pinheiros?

… Mas não se esqueça do filtro solar
Por mais que a luz do sol seja benéfica, o uso do filtro solar é sempre recomendado, mesmo com que o sol pareça fraquinho. Ignorar essa dica pode ser altamente prejudicial, pois os raios UVA e UVB podem provocar manchas, sardas e queimaduras na pele, além de ser um fator determinante para câncer de pele. Entre outros problemas da exposição em excesso é o envelhecimento precoce da pele, perda de brilho, formação de rugas, entre outros.

Proteja os olhos
Os olhos também necessitam de proteção especial nesses dias ensolarados. A opção mais segura é usar somente aqueles com certificado de proteção. Dessa forma, evita-se também a catarata.

E, por fim, líquidos!
Toda energia gasta na exposição ao sol (caminhadas, por exemplo) necessita ser reposta. Ingerir líquidos com frequência evita a desidratação. Sim, o sol não é tão forte, mas evitar descuidos nunca é algo a desconsiderar.