Ele enxerga o melhor das pessoas

Músico, escritor, empresário, instrutor de treinamento Master Mind.
Eduardo Jacques descobriu-se para auxiliar empresários, executivos e profissionais na mesma jornada, cujo objetivo é o crescimento

Claudia Iembo / Especial

Quando olhamos para uma pessoa bem-sucedida, influente, que faz aquilo que gosta e ainda auxilia outras pessoas a atingirem seus objetivos, nos esquecemos de considerar que ela também percorreu caminhos difíceis até chegar onde está. Aquela velha história de que o oásis vem para quem atravessa seus desertos. Eduardo Jacques encontrou o seu como instrutor de treinamentos Master Mind de alta performance.
Nascido em Lajeado, onde reside sua família – incluindo a filha Mariah, de 12 anos – Eduardo ajuda pessoas de todas as localidades do estado a se transformarem naquilo que desejam, aplicando programas de desenvolvimento do potencial humano. Descobriu um novo talento seu com esta atividade, mas experimentou dissabores antes. Já fiz bastante coisa na vida. Aos 24 anos fui viver de música na Alemanha, onde fiquei por quatro anos. Voltei, trabalhei com agência de publicidade, concessionária, casa de eventos até que quis ter minha própria casa e quebrei, conta sem rodeios.
De 1998 a 2005, as experiências vividas deixaram marcas e também um profundo aprendizado, segundo ele. Existe uma frase perfeita de Napoleon Hill que diz que cada fracasso traz em si a semente de um benefício equivalente. Foi o que aconteceu. Eu estava sem dinheiro e vivia das vendas de jingles que eu compunha até que aconteceu o convite para fazer o treinamento Master Mind, o que mudou completamente minha vida.
Os negócios de Eduardo começaram a apresentar progresso. Mudanças externas nascidas das internas. Deixei de me preocupar tanto comigo mesmo e descobri a compaixão. Passei a me interessar de verdade pelas pessoas, me conheci mais e um novo talento surgiu em mim: o de entender as necessidades das pessoas e explorar o potencial delas para que consigam seus resultados. Apaixonei-me pelo treinamento e tive a oportunidade de iniciar o trabalho, há seis anos, sintetiza.
Neste tempo, mais de 70 turmas já foram formadas, em média 1.800 pessoas que exploraram suas características pessoais, como percurso certo para o sucesso. Master Mind é um treinamento de relações humanas no qual é possível mensurar os resultados alcançados. Existem planejamento e acompanhamento prático ao longo do treinamento, que dura três meses, explica o instrutor.
Em Farroupilha várias empresas participam ou já participaram do treinamento ministrado por Eduardo.
Aos 44 anos, ele diz que suas ambições mudaram. Cheguei além do que imaginava, mas novas metas surgiram. Tenho projetos traçados como expandir minha atuação para outro estado, formar novos líderes de treinamento, abrir uma sede Master Mind na serra, concluir um livro até março, lançar meu trabalho musical nativista junto ao grupo Peleia. Não sou nada perto do que posso ser, acredita.
Junto a todos estes objetivos, um dos principais, que é o de auxiliar as pessoas em suas conquistas, afinal o sucesso delas é também o seu. Este é o meu lema de vida: inspirar a busca por resultados diferentes! Não é à toa que a força nasce das dificuldades vividas, afirma.
Eduardo é uma destas pessoas com as quais se tem vontade de ficar falando. Pelo o que faz, demonstra um interesse genuíno por quem está com ele. Em certo momento foi muito fácil passar a responder seus questionamentos, como se o entrevistado fosse eu e não ele. Foi preciso foco para retomar a pauta. Puxa, há muito tempo não falava sobre mim, disse ele, com um sorriso que entregava um indício de timidez.
Habilidade em estimular descobertas parece ser característica de quem exerce este trabalho. Vai ver este foi um dos motivos pelos quais tantas pessoas vieram cumprimentá-lo no período em que conversamos, em um café da cidade.
A quantidade de histórias de vida e experiências de negócios que passaram por mim são uma riqueza imensa! Acredito que é possível aprender demais com as vivências das outras pessoas por isso sei que cresci muito nestes últimos anos. Em cinco anos vou me tornar um palestrante ainda mais diferente, antecipa, praticando aquilo que ensina.