Equilíbrio é o grande segredo de Veridiana

Ela gosta de cuidar das pessoas e acabou encontrando na profissão campo para praticar sua vocação. Pela história de vida da presidente da Associação Farroupilhense de Nutricionistas, homenageamos a todos os profissionais da categoria pelo dia 31 de Agosto

Claudia Iembo
Especial

Quase todos os nutricionistas possuem a fama de serem profissionais rígidos, meio inflexíveis, que pegam no pé dos pacientes para que a dieta seja seguida. Será verdade? Estas pessoas, que prestam atenção à alimentação e ao que ela pode trazer de benefícios à saúde, acabaram por corresponder a este estereótipo, apenas isso. Quer um exemplo? Veridiana Argenta Scapinelo, a presidente da Associação Farroupilhense de Nutricionistas.

Não tem como não cobrar do paciente, mas consigo entender os porquês de alguns não seguirem as prescrições. Se não for assim, não vou gerar a reeducação alimentar, ensina, sempre atenta à saúde de quem a procura.

Este ato de cuidar dos outros, Veridiana enxerga que sempre foi característica sua. Como primeira filha, acostumou-se no zelo aos pais e ao irmão, Deivid. Hoje, encontra mais oportunidades de desenvolver sua vocação com a família que formou: o marido Nadir e a filha Nicole, de seis anos.

A disciplina com o corpo começou cedo porque a moda aconteceu aos 13 anos em sua vida. Participei de desfiles até os 20 anos e depois a faculdade, então, cuidar da alimentação sempre foi rotina para mim, é algo meu, comenta.
Na época de faculdade, da qual saiu há 11 anos, o sonho de organizar uma associação de nutricionistas já existia.

Não perdeu tempo: convidou algumas profissionais e fundou a associação idealizada. Ela existe há sete anos e hoje somos apenas cinco nutricionistas, mas estamos empenhadas e comprometidas em mostrar os benefícios da nutrição. Realizamos palestras, organizamos encontros, enfim, doamos nossos conhecimentos e nosso tempo. Minha agenda é repleta de compromissos, mas sempre me disponibilizo em participar porque acredito na troca de experiências entre profissionais da mesma categoria, esclarece.

Quando ela fala em agenda, as atividades do seu cotidiano confirmam. Veridiana atende em seu consultório, é terceirizada pela Unimed Medicina Preventiva para prestar assistência domiciliar (home care), presta assessoria a uma escola de educação infantil e a uma empresa da região, mantém grupos no Sindicato Rural e ainda está abrindo uma empresa, a Nutrilife, junto a outra profissional, para expandir a assessoria em nutrição para empresas e instituições de ensino.

Segundo ela, é possível abrir tantas frentes de atuação porque em Farroupilha há campo para isso, assim como para o número de nutricionistas. Hoje existe uma preocupação maior com saúde e isso faz com que tenhamos mais trabalho. Em nossa cidade, o perfil dos pacientes carrega os hábitos alimentares da família, mas poucas pessoas me procuram pensando apenas em estética. Muitos chegam com patologias, outros estão preocupados com a qualidade de vida daqui a alguns anos e isso é fantástico porque a alimentação é preventiva, argumenta a nutricionista que tem a maioria de seus pacientes mulheres entre os 20 e 40 anos.

Tantos cuidados com o que as pessoas estão comendo fazem nascer a curiosidade sobre como é a Veridiana mãe. Ela responde. Sou realista. Não limito demais porque sei que se não deixar comer em casa, ela vai comer em outro lugar. Então, já que a Nicole ama chocolates, deixo comer um dia sim, outro não. Vou negociando para que ela possa comer de tudo, o que toda mãe deve fazer, analisa.

Veia política

Veridiana conta que a filha de seis anos já tem algumas noções sobre alimentação. Também enxerga na menina a veia política, comum em sua família, já que o pai foi vereador e o irmão foi presidente do PDT e é Secretário de Planejamento na atual administração municipal. Também sou filiada ao PDT e sempre auxiliei nas campanhas do meu pai e do meu irmão. Gosto de fazer política e não politicagem, afirma a nutricionista.
Veridiana é expansiva, não tem vergonha de defender suas ideias e seus ideais. Gosta de se envolver nas questões que julga sérias. Envolve-se, opina, discute, defende. Consegui, pela Associação, uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde, que me permite ter mais conhecimento, opinar e votar sobre as questões importantes do nosso município, diz, ainda afirmando que apesar da veia política, não tem pretensão alguma, a não ser a de apoiar o irmão Deivid no futuro.

Essa ligação que Veridiana tem com a família é um dos pilares de sua vida. Nós fazemos tudo juntos. Sempre planejamos alguma viagem, algum passeio… Tudo em família! Adoro isso!, entrega.

A mãe Olinda fundou o Grupo de Mães Arte de Viver, do qual faz parte, sendo a responsável pela organização dos encontros e pela divulgação das ações!

Aos 37 anos, a nutricionista, que come de tudo moderadamente, ensina que o segredo para a conquista de um objetivo é o equilíbrio. Em nutrição, segundo ela, esta é a regra de ouro. Buscar o equilíbrio nos grupos alimentares, nas frações de alimentos, na qualidade, enfim, tudo isso é um exercício diário, que requer comprometimento.

Sobre comprometimento, ela, que cuida de tantas pessoas, também tem propriedade para falar. E fala dosando brandura e firmeza. Definitivamente, ela dá o recado.