“Internet é um caminho que todos vão ter que seguir, inclusive os supermercados”, afirma Diogo Mainardi
Primeira palestra do evento que iniciou na terça (23) contou com a presença dos apresentadores do Manhattam Connection: Lucas Mendes, Mainardi e Caio Blinder

A primeira palestra da 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas, na manhã de terça (23) reuniu os três apresentadores do Manhattan Connection, Lucas Mendes, Diogo Mainardi e Caio Blinder, que formaram a Conexão Gaúcha. Para manter a tradição, os participantes abordaram assuntos relevantes da atualidade, entre elas o impeachment e as eleições nos Estados Unidos, além de outros temas em torno de política e economia. Vale destacar que esta foi a segunda vez que o trio se apresentou fora de Nova York – a primeira oportunidade foi na celebração de 15 anos do programa, em São Paulo.
No início da palestra, Mainardi destacou o importante momento em que o país se encontra. Ao seu ver, o processo de impeachment da presidenta Dilma possibilita ao Brasil voltar aos eixos de crescimento econômico. Para isso, destaca que Temer terá muito trabalho pela frente. Se o Governo conseguir demonstrar um sinal que pagará as contas, acontecerá uma chuva de investimentos do exterior no Brasil, acredita.
Entrará dinheiro para compra de ativos, pois estes estão com preços muito baratos, acrescentou Blinder.
Sobre as eleições nos Estados Unidos, Mendes afirmou que Donald Trump representa uma figura política poucas vezes vista na história americana – e a primeira que consegue ascender no eleitorado. O tom de sua afirmação, porém, era de cautela. O candidato Donald Trump é o mais próximo de uma liderança fascista, acrescentou Blinder. Já para Mainardi, o que mais preocupa na eleição americana é a falta de alternativas. O deputado Jair Bolsonaro é a caricatura brasileira de Donald Trump, relacionou Blinder.
O futuro dos supermercados
Adentrando à temática da Expoagas, Mainardi comentou sobre o crescimento do setor de orgânicos nos supermercados. A comercialização destes produtos até tempo atrás, por terem maior valor agregado, era vista com cautela por parte dos investidores, principalmente os de estabelecimentos voltados à classe média.
Além disso, Mainardi vislumbra que a uma tendência para os supermercados seja anteder da mesma forma que a Amazon, nos Estados Unidos, presta os seus serviços: o cliente faz suas compras pela internet e horas depois – ou na manhã do dia seguinte, recebe os produtos em sua casa. Blinder destacou que isso vai colocar em cheque a necessidade de grandes varejões, uma vez que a exposição dos produtos será virtual e não mais presencial.
Internet é um caminho que todos vão ter que seguir, inclusive os supermercados, afirmou Mainardi.
Expoagas
Realizada anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados, a Expoagas 2016 congrega representantes de pelo menos seis mil empresas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros nove países, em uma programação de palestras, seminários, oficinas práticas, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios.