O legado de Itacyr Feltrin
Uma das figuras mais representativas de Farroupilha faleceu aos 88 anos de idade, deixando, além de inúmeras contribuições ao desenvolvimento do município, uma família unida e enraizada em fortes princípios
A vida é breve. Sempre foi. Uma longa e significativa existência, quando findada, deixa um gosto de “que pena, podia ir além”. Sentimento baseado no amor e é ele quem fica: em cada pessoa, em cada obra realizada pela pessoa que se foi. No dia 16 de janeiro, o primeiro dentista de Farroupilha, Dr. Itacyr Luiz Feltrin, teve uma parada cardíaca e faleceu em sua casa, aos 88 anos de idade.
Nascido em 18 de maio de 1931, Dr. Itacyr foi um líder político na cidade. Atuou no desenvolvimento de clubes sociais, como o do Comércio, Santa Rita, Primeiro de Maio, Círculo Operário e SERC Farroupilha. Foi um dos fundadores da Campanha Nacional de Educandários da Comunidade (CNEC), onde ensinou Biologia, Química e Física. Criou o Conselho Regional de Odontologia no final da década de 60.
Por todos os seus feitos recebeu, em 27 de maio de 2019, o título de Cidadão Emérito do município. Na ocasião, o filho Fabiano Feltrin falou em nome do pai e não deixou de agradecer o legado deixado por ele. “O pai é responsável por tudo, por tudo que acontece hoje no grupo Feltrin! São 12 empresas, 300 pessoas envolvidas entre diretas e indiretas. Sim, ele é responsável por tudo, por todos nós e ainda fez muito por Farroupilha”.
Todos que conheciam o Dr. Itacyr o respeitavam muito. Naquela noite, o prefeito da cidade, Claiton Gonçalves, também expressou sua admiração. “Parabéns, Farroupilha precisava muito de ti e tu veio e fez a diferença. Parabéns pela tua história, pela história da tua família, pela estada na nossa cidade, tão vigorosa, tão profunda, com tanta diferença. Por isso mais do que muitos de nós, tu mereces o título de Cidadão Emérito de Farroupilha”.
O patriarca da família deixa a esposa, Marlene Rozina Feltrin, os três filhos: Bianca, Giancarlo e Fabiano, além das netas: Laura, Amanda e Lisa.