“Os filhos querem ver em nós o que nós queremos neles”

A afirmação é de Luiz Schettini Filho, psicólogo pernambucano que palestra no auditório do Sindilojas sobre o tema “Criar e Educar filhos no século XXI”

 A temática é constante no trabalho do psicólogo clínico que lida com crianças e adolescentes, há 46 anos. Crianças e adolescentes precisam de uma referência para que não se desviem de caminhos já vivenciados como importantes para a formação de pessoas adequadas a seu tempo. Além disso, precisamos estar atentos ao fato de que criamos e educamos filhos também para eles viverem como adultos em um mundo que nós não sabemos como será. Isso exige paciência, perspicácia e determinação, explica Schettini.

O evento tem a organização do grupo DNA da Alma, que está em constante atividade para proporcionar mais conhecimento aos pais e interessados.

Na palestra de Schettini, os participantes vão compartilhar das maneiras de entender os filhos. Segundo o psicólogo, serão apresentadas alternativas sobre como encontrar as formas de amá-los para poder fazer chegar a eles ensinamentos que façam a diferença nas suas relações de convivência. Outro subsídio pretendido é mostrar como aceitar as singularidades dos filhos e oferecer-lhes os instrumentos adequados ao seu desenvolvimento pessoal.
Na missão de educar os filhos, o caminho mais fácil nem sempre será o menos trabalhoso. Posso dizer, entretanto, que um caminho bom será aprender que educar implica educar-se, cuidar implicar cuidar-se e amar implica amar-se, afirma Schettini.

Pai de cinco filhos, com idades entre 43 e 18 anos, o psicólogo ressalta a importância de os pais estarem atentos à educação dos filhos como uma ação vinculada à época em que ela acontece, o que implica em conhecimento da nossa atualidade.

Cada vez encontramos mais famílias que tentam terceirizar aspectos da criação e da educação dos filhos, o que nem sempre resulta em benefícios para eles. Por exemplo, como delegar a terceiros o afeto que os filhos esperam de seus pais?, questiona.

Para alcançar um bom resultado na tarefa diária de criar e educar, Schettini antecipa uma dica. Acredito que se poderia dizer que a exemplificação é que dará sentido à explicação. Explicar os ensinamentos não produzirá efeitos relevantes sem que seja acompanhado da exemplificação, isto é, ensinar através do exemplo.

Para quem quiser saber mais, fica o convite para a palestra. Os ingressos custam R$10. Informações pelo número: 9 9977-6864 ou 9 9966-6173 (whatsapp).