Vanessa Bellaver – De mãe para mães
Vanessa Bellaver é enfermeira e, após engravidar, com suas próprias dificuldades entendeu a necessidade de um curso de
gestantes. Ali nasceu o projeto Baby Afeto, onde ela compartilha, ao lado de outros profissionais, suas experiências e auxilia outras gestantes
Quando sentiste vontade de ser mãe?
Sempre quis ser mãe, não queria passar essa vida sem ter essa experiência maravilhosa, engrandecedora. Então quando senti o momento certo, partimos em busca e logo engravidei. Durante a gestação tive alguns probleminhas, tive que me afastar do trabalho com 30 semanas de gestação e o Lucas nasceu de 36 semanas, de parto normal. Sempre quis ter parto normal e durante a gestação preparei meu corpo e mente para tal.
Tu és idealizadora do Baby Afeto, que auxilia gestantes. Podes falar um pouco mais sobre o projeto?
Trabalho há 15 anos na Enfermagem e sempre tive contato com a obstetrícia, pela qual sou apaixonada. Com o nascimento do Lucas, vi minhas dificuldades, mesmo sendo enfermeira e tendo um pouco de conhecimento do assunto. Li muito sobre todos os assuntos referentes à gestação, pós-parto e amamentação. E cada vez mais percebi que as gestantes e mães estão muito despreparadas. Criei o Baby Afetto, um curso focado para gestantes de “primeira ou mais viagens”, pois acredito que sempre temos algo para aprender, ensinar e trocar. O curso conta com uma média de dez palestrantes, 95% são mães ou pais, sempre trazemos as vivências deles para o curso. É muito importante e traz credibilidade porque falamos a realidade. Nosso quadro de profissionais conta com nutricionista, psicóloga, pediatra, obstetra, coaching de mães, enfermeira, consultora do sono, personal organizer, dentista, quiropraxista e médica especialista em ecografias. Temos aula prática de cuidados com o bebê, que envolve banho, troca de fraldas, enfim, os cuidados básicos. Começamos em 2017. No dia 15 de junho teremos a nossa 7ª edição. Hoje temos vários parceiros que apoiam e participam do curso. As inscrições são feitas na Loja DC Baby e fornecemos certificado que é aceito pelas empresas para licença paternidade. Distribuímos muitos brindes fornecidos pelos nossos parceiros.
Que linhas tu e teu esposo seguem na educação do Lucas?
Seguimos o que achamos que é certo. Queremos formar uma pessoa correta, honesta, com valores, que saiba diferenciar o certo do errado, que tenha opinião. Quando eu estava grávida discutimos muito sobre como queríamos criá-lo. Trouxemos muito da criação dos nossos pais, procuramos dar limites, falar não e não dar tudo o que ele quer. Claro que somos testados a cada instante. Sempre leio artigos sobre educação, procuramos estimular a criatividade e a brincadeira, porque trata-se de uma criança e crianças precisam brincar.
E sobre a tua mãe, o que tens a falar?
Minha mãe é uma pessoa simples, humilde, não teve muito tempo para estudar. Mas sempre me ensinou que o estudo é o mais importante e me estimulou muito. Ensinou-me a ser honesta e trabalhadora, batalhar pelas minhas conquistas. Sempre me manteve com os pés no chão. Deu-me tudo e muito mais que eu precisava. Tenho muito a agradecer por tudo.