19º Encontro das Tradições Italianas inicia no dia 13 de maio, em Nova Milano

Festa promove arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato e shows culturais

O berço da tradição italiana no Rio Grande do Sul, Nova Milano, no interior de Farroupilha, entra para o roteiro da retomada dos eventos da Serra Gaúcha. O 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas, será realizado em dois finais de semana, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio, na Praça de Nova Milano.
A festa oferece entrada gratuita para uma extensa programação que contempla arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato, além de uma diversificada seleção de atrações culturais com shows musicais, apresentações do folclore italiano, corais e peças de teatro, inclusive encenadas no talian, em um resgate às origens da comunidade.
A abertura do evento ocorre no dia 13 de maio, às 19h, com a presença da soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, respectivamente, representantes também da 24ª Fenakiwi, que será realizada de 07 a 24 de julho, nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.
O lançamento da primeira edição da Festa Nacional do Kiwi, do Encontro das Tradições Italianas e da Feira da Indústria, ocorreu em julho de 1991, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito de Farroupilha, Clóvis Zanfeliz, revelou a preocupação de manter vivas as tradições e a cultura da comunidade italiana, assim como referia-se ao potencial econômico do município, como sede de várias indústrias reconhecidas no cenário nacional, bem como seus empreendedores como sendo de famílias italianas.
O Entrai 2022 segue com o mesmo objetivo da primeira edição, de proporcionar o conhecimento sobre a história, cultura e folclore italiano, valorizando os primeiros desbravadores da Serra Gaúcha e seus descendentes que atuam até hoje para preservar as origens. No local, o turista poderá encontrar uma legítima gôndola, doada pela Prefeitura de Veneza, em comemoração à passagem dos 100 anos da vinda dos primeiros imigrantes, resgatar a memória viva com o cheiro do pão assando, degustar o grostoli ou “cueca virada” (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), assistir a uma missa celebrada em italiano, participar de um almoço típico da região ou acompanhar a arte de fazer dressa (trança da palha do trigo), informa a secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Juventude de Farroupilha, Luciana Zanfeliz.
“É uma satisfação estar mais uma vez envolvida com a organização do Entrai, especialmente neste ano de retomada, visto que a edição de 2021 não aconteceu em função da pandemia”. Além disso, Luciana conta que está muito honrada porque o evento foi idealizado na administração do seu pai, o prefeito Clovis Zanfeliz, tendo como secretaria de educação, Marlene Feltrin, mãe do atual prefeito Fabiano Feltrin. “O Entrai promove o resgate, preservação e valorização dos antepassados que tanto fizeram pelo nosso município, região e o RS”, afirma a secretária.