2º Fórum Municipal de Turismo enxerga o potencial de Farroupilha

No dia 27 de setembro aconteceu, no auditório do Sindilojas, o 2º Fórum Municipal de Turismo de Farroupilha, que trouxe questões envolvidas no tema “Turimo, Comunicação e Acessibilidade: Visão de Futuro dos Negócios”

O prefeito Fabiano Feltrin acredita que Farroupilha será referência no turismo no futuro. FOTO: Schaiane Sacramento

Ao contrário do ano passado, que trouxe as potencialidades de Muçum e Encantado – cidades que agora enfrentam os desafios resultantes das fortes chuvas de setembro – o Fórum de Turismo exaltou os atrativos de Farroupilha.
Iniciando o compartilhamento das informações, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati, verbalizou conquistas importantes do município no seguimento, como o fato de Farroupilha figurar em mais de 1200 agências de viagens em todo país, o que fomenta ainda mais ações como a construção da maior ciclovia de Estado em nosso município, o Festival do Moscatel, Entrai, o roteiro Farroupilha Colonial, Caminhos de Caravaggio, logo mais otítulo de Capital Brasileira da Moda de Inverno, entre outros.
O prefeito Fabiano Feltrin, sempre excelente ao microfone, foi direto e objetivo, enfatizando que nós, farroupilhenses precisamos ser um povo acolhedor mais que todos os outros para despontarmos no turismo. “Porque o turista está carente de coisas boas, que contemplem a família. Temos todas as potencialidades do turismo. Difícil não sermos referência no futuro, mas não podemos fazer algo isoladamente, pois toda ação se realiza em conjunto”, disse categorizando o turismo como o responsável pelo avanço de uma cidade.

O compartilhamento das informações sobre o Selo de Acessibilidade e o quanto ele pode alavancar os negócios. FOTO: Schaiane Sacramento


O painel sobre a importância do Selo de Acessibilidade e Experiências com o Turismo foi comandado por: Débora Haupt, fundadora da Associação Municipal de Deficientes Físicos (AMDEF); Pablo Barretti, fundador da Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) e Marisa Mussoi, gestora administrativa do Centro de Compras Farroupilha, o primeiro estabelecimento do estado a conquistar o selo bronze de acessibilidade.
“Existe um comitê municipal do Selo de Acessibilidade que certifica os locais que estão preparados para receberem pessoas com deficiência. Existem três possibilidades: bronze, prata e ouro e a diferenciação entre eles são as conquistas do objetivo de proporcionar segurança e autonomia à pessoa com deficiência”, explicou Débora.
O Centro de Compras compartilhou as adequações realizadas para a obtenção do selo e a mensagem da discussão, recheada de dados e relatos de experiências pessoais, foi que uma cidade que se diferenciar por ser acessível no turismo será mais próspera. Casa Perlage e o hotel Holiday In estão prestes a receber o selo bronze.
O selo é um reconhecimento às empresas que investem em acessibilidade e quem tiver interesse solicita uma avaliação do comitê pelo email: selodeacessibilidade@gmail.com

Caminhos de Caravaggio em destaque com os empreendedores compartilhando experiências positivas. FOTO: Marcia Ferronato

Caminhos de Caravaggio
Se no ano passado mal foi falado, neste ano o roteiro ganhou destaque no painel mediado por Gilberto Galafassi. Proprietários de lugares que acolhem peregrinos dividiram suas experiências, destacando a importância desse tipo de turismo para a comunidade.
Casa Girassol, de Gramado, Pousada da Vovó, em Vila Oliva, Caxias do Sul e Pousada dos Plátanos, de Nova Petrópolis falaram sobre investimentos e o retorno deles, com ênfase no mais valoroso deles, o crescimento pessoal nascido do contato com os peregrinos, que se diferenciam do turista pela simplicidade e pelo fato de agradecerem aos pequenos gestos.
A tarde foi encerrada pelo jornalista Diogo Elzinga, que discorreu, em sua palestra intitulada “Redescobrindo o Brasil”, sobre a necessidade de falarmos bem do lugar onde vivemos como receita para atrair o interesse alheio. “ O Brasil é estereotipado, o que faz com que quando falamos de alguns lugares, aqui no Sul como Gramado e Canela, fechamos os olhos para tantos outros com grande potencial turístico! O poder de despertar interesse por um lugar começa em nós, que devemos começar a falar bem do lugar onde vivemos. Precisamos redescobrir o Brasil porque vivemos no melhor lugar do mundo”, defendeu.
De forma simples e descontraída, interagindo com a plateia, entregou que o segredo de Gramado e Canela atrair tanto turista é simplesmente cooperação (o que atesta os argumentos verbalizados inicialmente por Feltrin). “Não dá para querer o turista o tempo todo para ti. Um empreendimento manda o turista para o outro. Então é uma junção de atrativos + hotelaria + moradores + mídia e a mídia somos nós mesmos”, compartilhou.
Definitivamente, o 2º Fórum de Turismo voltou os olhos para Farroupilha, instigando em todos a necessidade de valorizar o que se tem para ir além.