“A Anselmi está no caminho certo, rumo a um futuro ainda melhor”

No aniversário do município, o destaque para o orgulho por ser o berço de empresas bem-sucedidas como a Malharia Anselmi, que tem em sua fundadora – Maria de Lourdes Anselmi – uma ávida buscadora de conhecimentos. Ela busca e compartilha

Como diria o poeta Mario Quintana, “Viajar é trocar a roupa da alma”. E disso – viagens e especialmente roupas – a farroupilhense Maria de Lourdes Anselmi entende como ninguém. Recentemente voltou de Lisboa, onde esteve participando da Web Summit, umas das importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Por lá também participou do Programa “Inspirando Mulheres Empreendedoras”, no qual palestrou sobre sua trajetória.
Foi, fez visitas às empresas, contatos com diversos empresários do ramo têxtil português, ouviu histórias, compartilhou experiências e voltou ainda mais segura sobre algo que já sabia: “A Anselmi está no caminho certo, rumo a um futuro ainda melhor”, afirmou a empresária. Tal conclusão nasce dos principais pontos apresentados neste mundo do empreendedorismo, compartilhados por Maria. “De tudo que vi, ficou claro que a empresa que só pensar em ter lucro, não terá futuro. O foco está nas pessoas e no meio ambiente, temas mais discutidos no encontro. O mundo precisa de compaixão, de solidariedade, especialmente neste pós-pandemia porque a Covid desencadeou muita coisa ruim com as quais estamos lidando: depressão, angústia, falências”, divide.
Alinhada às prioridades que determinam o sucesso, desponta a Anselmi. Vale mencionar que Maria se surpreendeu, segundo seu próprio relato, por descobrir o quanto sua marca é famosa! Pessoas importantes do mundo digital, ao conhecê-la, não deixaram de expressar a admiração pelos produtos e ela ainda recebeu pedidos para abrir lojas em Portugal. Tudo o que viveu contribui para a felicidade que experimenta com a sua Anselmi.
“Meu pai, um homem que não sabia ler nem escrever, me ensinou a fazer o correto, a cuidar das pessoas e eu cresci com essa visão. Quanto ao meio ambiente, sempre tivemos a preocupação em fazer produtos duráveis e atemporais para que as pessoas possam ficar bem-vestidas com qualidade por muito tempo. Ainda há muito a fazer, mas estamos alinhados ao que é importante para o futuro”, afirma.

Felicidade
Com o grupo de mulheres de todo o Brasil no qual estava conheceu histórias inspiradoras como a sua e dividiu o que aprendeu ao longo dos anos, ressaltando conceitos poderosos que aplica em sua vida. “Quanto mais compreensão temos, melhor vivemos. Não podemos nos deixar travar pelo medo. Devemos ter medo de ficar paradas, por isso precisamos ter responsabilidade, fazer tudo com cuidado, mas fazer. Todas as ações que tomei, tomei com a consciência tranquila e se errei, errei pensando que estava fazendo o melhor. Já fui chamada de ingênua, mas não me arrependo. Sou o que sou”, diz sobre si mesma.
Maria ficou 30 dias em terras portuguesas. Aprendeu mais e retornou com suas conclusões. Não teve receio de dividir o passo a passo do sucesso de sua empresa, assim como não tem receio de dividir conosco o motivo de maior felicidade neste fim de ano. “O melhor presente de Natal da minha vida é poder dar aos meus funcionários o 15º salário! É a primeira vez que isso acontece e tudo feito com a maior transparência porque o faturamento da empresa é pendurado na parede, para que todos vejam. As metas foram atingidas e poder proporcionar isso é uma grande alegria”, ressalta a empresária.
Entre as novidades anunciadas também está a mudança de sede da empresa, que adquiriu um terreno de 36 mil metros quadrados às margens da ERS-122, ao lado da T Store da Tramontina, no Distrito Industrial de Farroupilha!

Mais felicidade
“Meus três filhos: Sandra, Eduardo e Patrícia seguem os valores transmitidos a eles. Estão envolvidos no negócio, conscientes de tudo que é importante e por isso eu tenho muita gratidão a Deus”, confessa, sem esconder sua realização como mãe e também como avó de Martina, Helena, Iolanda e Ornela.
Na viagem recém realizada, teve a companhia da filha caçula Patrícia. “Gosto de viajar para descobrir mais porque sou curiosa e gosto de tomar decisões baseadas em fatos. Sempre procuro levar um filho junto para passar a ele o que eu penso. Estou muito tranquila com o fato de poder ficar 30 dias longe da empresa e saber que meus filhos dão conta de tudo. Só tenho a agradecer”, acrescenta.

Mais descobertas
Foram 30 dias intensos. Da Web Summit, Maria ainda nos trouxe a informação de que os empresários estão “revoltados” pela manipulação feita através da tecnologia por parte do Facebook. Segundo ela, as manifestações negativas direcionadas à empresa foram preocupantes, uma vez que o mundo está conectado à rede. “Hoje, dependemos das redes para nos comunicar e nos informar e isso nos facilitou de um lado, mas está nos prejudicando em outro. Deparei-me com este cenário por lá”, conta.
Fora do script, Maria Anselmi entrou em um carro com a fundadora do projeto Inspirando Mulheres Empreendedoras, Luciana Mitri, e saíram sem destino por Portugal, sem saberem onde comeriam ou dormiriam. A aventura tinha o foco no descobrimento de tudo aquilo que pudesse acrescentar a elas. Roteiro de filme, resultados reais.
“Conhecemos o dono de uma empresa de vestuário masculino chamada Davion, um senhor de 80 anos, que nos deu valiosas lições sobre a vida porque se quisermos respostas diferentes, precisamos fazer diferente”, acredita a mulher que diz que aprender é seu combustível.
No bate-papo, mostrou-me vídeos das conversas com o empresário e a cada conceito ouvido, me olhava, balançando a cabeça positivamente.
Assim é a dona da Malharia Anselmi, que não vai parar de nos surpreender – tanto a empresa quanto a empresária. Ela aprende e divide conosco. Alimenta-se de novidades e compartilha conhecimentos, característica típica de líder seguro. Não é à toa que a Anselmi é o que é.