Câncer de Próstata no foco da prevenção

A campanha Novembro Azul traz o alerta para um dos tipos de câncer que mais causa mortes entre os homens

Depois de o Outubro Rosa alertar as mulheres para os perigos do câncer de mama, o Novembro Azul chega para conscientizar os homens da importância da prevenção ao câncer de próstata, que é causa importante de morte, considerado o segundo mais comum entre os homens no Brasil.
O exame de toque é necessário para detectar qualquer alteração na próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, esse exame “é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente”. Este exame aliado ao PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue, fornece o diagnóstico da doença, mesmo sem apresentar sintomas.
Segundo os especialistas, o câncer de próstata tem uma evolução mais arrastada, de vários anos, e com os exames de prevenção é possível diminuir casos mais avançados e casos com uma agressividade maior. Diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.
Entre os sintomas que podem indicar necessidade de consulta com um urologista devido ao aumento benigno da próstata, estão: dificuldade de iniciar a micção, jato urinário fraco, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite, entre outros. Em casos avançados de câncer, os pacientes podem apresentar sangramento na urina, retenção total para urinar e até insuficiência renal e infecção generalizada. Para ajudar na prevenção do câncer, é importante ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o início da avaliação referente ao câncer de próstata começa aos 50 anos.
É fundamental dissipar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque. Novembro Azul chegou para isso.