Os Parabéns aos 40 anos do Jornal O Farroupilha
Reconhecimento na Câmara de Vereadores na noite de oito de novembro abre, oficialmente, as celebrações às décadas vividas… e sentidas em nossa cidade
Muito além de acompanhar a evolução de uma cidade que a cada ano surpreende em suas conquistas, este veículo de comunicação carrega o nome dela como seu, empregando toda sua visão para transformar acontecimentos em palavras que ficam registradas para sempre. O Jornal O Farroupilha faz isso há 40 anos e portanto, na noite de 8/11 recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores.
O reconhecimento proposto pela bancada do PSB, numa iniciativa do vereador Roque Severgnini, encontrou concordância entre os vereadores, que expressaram seus agradecimentos e congratulações à equipe do semanário, especialmente ao diretor Jorge Bruxel, sempre presente às sessões da casa.
O vereador Roque Severgnini, PSB, calculou quantas eleições já tiveram a cobertura do jornal e exaltou o registro de informações preciosas ao longo das décadas, o que faz do veículo um verdadeiro acervo, procurado por tantas pessoas. Não esqueceu do papel importante do impresso diante do digital. “A era digital nos trouxe as leituras rápidas, compartilháveis, mas o jornal tem toda a responsabilidade sobre o que está escrito e além disso, hoje também chega até a palma da nossa mão. Que façamos muitas leituras deste semanário”, disse Severgnini.
Davi de Almeida, da Rede Sustentabilidade, lembrou sua passagem pelo jornal, na renovação de assinaturas e comentou: “O Jornal O Farroupilha se faz presente em todas as construções da cidade. Somos gratos por tanta dedicação”.
Tiago Ilha, Republicanos, também se pronunciou. “Manter vivo um jornal impresso no Brasil não é fácil, grandes grupos fecharam, por isso o Jornal O Farroupilha é digno do nosso reconhecimento. Jornal traz a informação que fica, é a voz da nossa comunidade. Vida longa ao Jornal O Farroupilha”.
Marcelo Broilo, MDB, declarou sua preferência pela leitura impressa, lembrando e agradecendo uma reportagem feita com o grupo de carros antigos ao qual pertence.
Maurício Bellaver, PL, fez os agradecimentos pelo tanto que o veículo sempre deu e dá voz à agricultura. Gilberto do Amarante, PDT, e Clarice Baú, PP, também fizeram suas homenagens verbais, além das palavras sempre comoventes do presidente da Câmara, Tadeu Salib dos Santos, PP.
Com o reconhecimento dos talentos da equipe que compõe o veículo e com a exaltação de sua importância dentro da sociedade farroupilhense, incessantemente retratada e sentida em suas páginas, o Jornal O Farroupilha mantém o compromisso de continuar a missão, valendo-se de um importante sentimento, cuja capacidade é transformadora: a gratidão.
É ela, a gratidão, que inaugura a primeira pauta de uma série que apresentaremos para celebrar os 40 anos do jornal. Projetos e edições especiais estão programados para brindarmos a vida e suas histórias nestes tempos em que a pandemia se enfraquece e brilha a esperança de um novo período, marcado por sorrisos exitosos pelas batalhas travadas.
Por isso, a cada ano nosso veículo de comunicação alcança uma estrela. Ela é o símbolo das conquistas que selam a união entre tudo o que produzimos e você, leitor, que sempre foi e continuará sendo o nosso foco principal. Diante de tamanha incumbência, qualquer dificuldade se torna transponível … e não foram poucas as enfrentadas! Não por acaso o tema deste primeiro especial que marca as comemorações dos 40 anos do Jornal O Farroupilha é GRATIDÃO!
Começando com poesia
(In)gratidão
Janaína Bellé
Não há medidas certas ou excesso,
em se tratando do valor da gratidão,
há mil e um motivos para agradecer.
Seja, carregando um amuleto para lembrar,
fazendo listas, bilhetes no pote ou caderninho,
para entrar nesse ciclo, vale qualquer jeitinho.
Seja comunicando através de palavras, gestos,
uma declamação, canção ou até declaração…
Tudo é válido para expressar a gratidão.
Agradecer uma prestação de serviço, gentileza ou favor,
gera resultados na vida financeira, afetiva e cura a depressão.
A gratidão melhora a nossa energia e eleva a vibração…
Estar aqui, já é motivo para agradecer e, através da oração,
que é ferramenta poderosa de transformação,
funciona para os (in)crédulos, basta praticar a gratidão.
A atitude de reconhecer a vida como dádiva Divina,
o silêncio, a plenitude, a contemplação…
São formas nobres de experimentar a gratidão!
Ela é o segredo de tudo o que nos acontece
de bom e também pelo que se torna lição,
pois a raiz de toda a maldade é a ingratidão.