Chega ao mercado o primeiro vinho tinto safra 2024 da Miolo
Wild Gamay: Rótulo reconhecido na França entre os melhores gamays do mundo, único fora da Europa, chega para celebrar a Páscoa e se conectar com a natureza
A Safra 2024 já está pronta para ser degustada, e o primeiro vinho que chega ao mercado marcando o que o ano representou é o Miolo Wild Gamay. O ‘vinho da Páscoa’ é um tinto típico jovem, elaborado nos moldes dos tradicionais Noveau da França, que chega para brindar a superação de uma safra desafiadora. Além de mostrar o selo da The Vegan Society, como 100% vegano, exibe o título de único Gamay fora da Europa a ser premiado no Concours International du Gamay, em Lyon, na França. O vinho foi lançado para imprensa e convidados na noite desta segunda-feira, 25, em jantar ao ar livre nas dependências da vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Para Adriano Miolo, diretor-superintendente da Miolo Wine Group, que fez a apresentação do novo produto, toda vindima é sempre um recomeço. “Aprendemos mais a cada safra. Fizemos isso há 34 anos e o clima é sempre o grande desafio. O importante é saber fazer as melhores escolhas, compreender o terroir e andar junto com a natureza. Foi o que fizemos e o resultado é um Miolo Wild Gamay, é a personificação deste ano, um símbolo de persistência, muito trabalho e conhecimento”, afirmou. “Poder elaborar um vinho com baixa intervenção como este mostrou o quanto a Miolo tem processo e capacidade produtiva para colocar no mercado vinhos altamente diferenciados”, completou.
O Miolo Wild Gamay é considerado sinônimo de inovação e alinhamento com tendências mundiais de comportamento e consumo. Atendendo a um consumidor que busca produtos mais naturais, descomplicados, leves e fáceis de beber, o vinho também entrega a diversidade da Campanha Gaúcha, que vem se destacando não somente nas variedades tradicionais como também em castas pouco conhecidas como a Gamay. Esta é a quinta safra do Miolo Wild Gamay que, desde o início, foi bem recebido pelo consumidor que busca uma experiência que foge o tradicional. “Conseguimos fazer um Gamay com conceito totalmente diferenciado. Para isso, reunimos todas condições técnicas para viabilizar o projeto. É magnífico ver uma ideia nascer, vingar e colecionar admiradores”, comemora Adriano Miolo.
Elaborado pelo método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, fermentação espontânea com leveduras selvagens naturais da própria uva Gamay e sem adição de sulfitos, o Wild Gamay 2024 reúne a expertise da Miolo na condução de uma safra desafiadora, que exigiu muito da equipe técnica no campo. “Há mais de uma década não teríamos tido o mesmo desempenho. Hoje, o conhecimento da nossa equipe, especialmente em torno do manejo do vinhedo, os investimentos permanentes e o uso de técnicas avançadas no processo de elaboração fizeram toda diferença”, destaca o enólogo Gilberto Simonaggio.
Fotos: Silvestre Santos e Divulgação/Vinícola Miolo