Comunidade do Rio Caçador comemorou o Dia dos Reis

Nodia 6 de janeiro foi comemorado o Dia dos Reis. Para o Cristianismo esta data é o dia da visita dos reis magos ao presópio conduzidos pela estrela. Segunda a crença Cristã, isto teria acontecido na madrugada de 5 para 6 de janeiro. De acordo com a tradição católica, é neste dia que as famílias costumam desmontar o pinheiro e o presépio.
Na cultura que foi trazida por portugueses, o Dia de Reis é comemorado com doces e comidas típicas regionais que são oferecidas no interior das casas aos grupos de cantores que passavam nas ruas cantando hinos referentes à esta data.
Independente dos seus significados, atualmente muito pouco se houve falar de Ternos de Reis. Porém, na pequena comunidade do Rio Caçador, no terceiro distrito, a data foi comemorada como forma de expressão de gratidão a Deus e às famílias locais pela acolhida feita ao Deus Menino na ocasião do seu nascimento.
O Grupo de Amigos de Cristo, formado por Antônio e Neiva Donida, Ari e Margarete Fiorio, Luis e Ana Trevisan, Luis e Marlene Trevisan Pícolli, Clarinês Donida Saldanha e Terezinha Giacomim com os professores, Claudiomiro e Marli Bortolini da Silva tiveram a iniciativa de agradecer algumas famílias que simbolizassem a gratidão da comunidade toda, e convidaram para parceria, a Empresa Keri Cosmaker da Claudia Migliorance e Edson Paesi, a Familia Ávila de Caravaggio, Nelson e Fernanda Bortolini Souto e Rodrigo Ziliotto. E juntos, formaram um Terno de Reis. Na noite de quarta feira, dia 05 de janeiro, o grupo visitou as casas de Américo e Angela Maria Donida Giubel, Ivone Romagna De Césaro e Silvana a sua filha, e finalizou na casa de Antonio Donida, recepcionados pelos filhos Rodrigo, Ricardo Vânia e Vivian para a confraternização final. Deus mandou uma chuva abençoada e esperada pelos agricultores no mesmo dia, porém em forma de gratidão a esta graça, não foi cancelado o evento e assim tudo ficou mais completo. O Terno de Reis foi entoado por todos com hinos de Reis, contando com a presença simbólica dos três reis magos e um casal de época. Juntos agradeceram a Deus pela vida, pela saúde e simbolicamente a presença de Deus Menino em cada lar da comunidade Rio caçador.

FOTO: Guilherme Elemar Bruxel
O grupo do Terno de Reis na casa de Antonio Donida. FOTO: Guilherme Elemar Bruxel
Os professores Marli Bortolini e Leandro Ávila. FOTO: Guilherme Elemar Bruxel