Conscientização que transforma a educação

Projetos nascem com finalidades específicas e desta forma, a sustentabilidade vai sendo ensinada e praticada na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton

Farroupilha é um município habitado por pessoas conscientes de seu papel na sociedade, algo aprendido também dentro das escolas, onde passamos grande parte da vida. Isso porque as instituições de ensino, sejam estaduais, municipais ou particulares transmitem princípios de responsabilidade a seus alunos. O meio ambiente é um dos focos.
Neste mês, quem divide conosco suas ações sustentáveis é a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton, localizada no bairro Santo Antônio, onde os alunos dos anos finais desenvolvem vários projetos, tendo como principal objetivo a conscientização e a importância da preservação ambiental. “Os projetos surgiram pelas conversas entre alunos e professores em sala de aula, nas quais perceberam a importância da realização das práticas ambientais”, explica a diretora Nádia Cristina Pissaia.
Os projetos desenvolvidos e praticados na José Fanton são: separação do lixo, plantio de flores e identificação de árvores da escola, economia de energia, horta com ervas para chás e temperos, composteira, reciclagem de garrafas pet e papelão, reciclagem de caixas de leite.
Segundo Nádia, há finalidades específicas para o material recolhido. “Além do recolhimento das caixas de leite para o destino correto, também será construída uma casinha com elas para os alunos do pré brincarem. As garrafas pet serão transformadas em casinhas para cachorros de rua”, anuncia.
“O material recolhido para a reciclagem tem o envolvimento de todos os nossos alunos e da comunidade escolar. Posteriormente faremos a apresentação destes projetos às pessoas que nos auxiliaram a executá-los”, complementa e conclui Delenice Waechter, professora de Ciências.