Conselho Tutelar atua combatendo as violações da criança

A Câmara de Vereadores recebeu na noite desta segunda-feira o Conselho Tutelar, no ato, representado pelos conselheiros Claudiomiro da Silva e Carmen Brand. Suas vindas se deram por convite dos vereadores da Bancada do MDB, para que fosse explanado sobre os serviços realizado pelo Conselho em Farroupilha.
Atualmente o município possui cinco conselheiros tutelares, eleitos pelo período de quatro anos, os quais tem, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de garantir o direito do jovem, servindo como ponte entre a criança e os centros de referências de atuação.
Conforme dados apresentados, em Farroupilha no ano de 2021, a maioria das ocorrências estiveram relacionadas com casos de conflito familiar e negligência. Quando somados aos atendimentos administrativos, denúncias, audiências e orientações, o número de diligências alcança 25 mil ações por parte do Conselho Tutelar no último ano.
Nesta semana, o Conselho realizará ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil, em alusão ao dia 18 de maio, data nacional de reflexão sobre o tema. Já para o segundo semestre, Claudiomiro projeta o Programa nas Escolas “Conselho Tutelar Miriam”, visando orientar jovens a identificar os tipos de agressões a serem combatidas.
Para denúncias, o cidadão pode ligar no (54) 3268.3985, ou nos canais 24 horas: 100 e para a Brigada Militar, 190. Em novo endereço, o Conselho Tutelar atende de forma presencial na rua 13 de Maio, próximo ao Fórum.

Principais ocorrências atendidas 2021

Abuso sexual – crianças – 11
Abuso sexual – adolescentes – 19
Violência familiar – 215
Violência física – 123
Negligência – 305
Drogadição – 74
Conflito familiar – 280
Vagas para educação infantil – 71
Conflito escolar – 21
Evasão escolar – 51
Exploração sexual – 4
Trabalho infantil – 7