Entrai promove shows, arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato

Encontro das Tradições Italianas inicia nesta sexta-feira (13), no distrito de Nova Milano, em Farroupilha

A abertura do 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas será nesta sexta-feira, dia 13 de maio, às 19h, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS). O evento contará com a presença da soberana de Farroupilha, Laura Verona Bet e as princesas Milena Broilo e Ana Paula Casa, corte representante também da 24ª Fenakiwi, além de autoridades e convidados. Haverá a participação da Banda Municipal de Farroupilha, apresentação da Escola Municipal Santa Cruz e de Robson Gervasoni e banda.
Este é o primeiro grande evento que será realizado no município após a pandemia da Covid-19 e a expectativa é que o berço da tradição italiana no Rio Grande do Sul receba muitos visitantes nos dois finais de semana: dias 13, 14, 15; 20, 21 e 22 de maio.
O Entrai promove o resgate, a preservação e valorização dos antepassados que tanto fizeram por Farroupilha, a Serra Gaúcha e o Rio Grande do Sul. A festa oferece entrada gratuita para uma extensa e diversificada programação de atrações culturais com shows musicais, apresentações do folclore italiano, corais e peças de teatro, inclusive encenadas no talian, em um resgate às origens da comunidade.
Além disso, o Entrai 2022 segue com o mesmo objetivo da primeira edição, realizada em 1991, de proporcionar o conhecimento sobre a história, cultura e folclore italiano, valorizando os primeiros desbravadores da Serra Gaúcha e seus descendentes que atuam até hoje para preservar as origens. No local, o visitante poderá encontrar uma legítima gôndola, doada pela Prefeitura de Veneza, em comemoração à passagem dos 100 anos da vinda dos primeiros imigrantes. Também terá a oportunidade de resgatar a memória viva com o cheiro do pão assando nos fornos de barro, degustar o grostoli ou “cueca virada” (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), assistir a uma missa celebrada em italiano, participar do almoço típico italiano da região e acompanhar a arte de fazer dressa (trança da palha do trigo). O Gennaro, mascote da festa, volta nesta edição repaginado e estará, junto com a soberana e princesas, recepcionando os visitantes e divertindo as crianças.
No sábado (14), a programação inicia às 14 horas, com a apresentação do Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó e haverá a final dos Jogos Coloniais. A atividade foi realizada em quatro comunidades e reuniu cerca de 300 pessoas que participaram de brincadeiras como chute na mastela, arremesso de ovo, corrida do copo, da vela, do ovo e da carriola, tocar bigoli, garrafão de vinho com feijão e debulhar milho. Depois da premiação haverá a apresentação do Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amicci e de Nailto Sosnoski e Grupo Entre Eles. Às 17 horas, será celebrada Missa na Paróquia Santa Cruz (na Praça de Nova Milano) e após o público poderá acompanhar a apresentação do Tenor Dirceu Pastori. O dia finalizará com a Soprano Liziane Rufatto, às 20h.
No domingo (15), o Entrai inicia às 10h, com a Missa em italiano na Paróquia Santa Cruz e a participação do Coral Tramontina. Em seguida haverá a apresentação Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha. Em homenagem ao Dia das Mães será servido o tradicional almoço italiano, das 11h30min à 13h, no Salão Paroquial Santa Cruz. O cardápio inclui massa, galeto, porco, maionese e salada. O ingresso terá um custo de R$ 45,00. À tarde a diversão estará garantida para toda a família com o Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó, além do show gauchesco com o Grupo Os Monarcas e, por fim, a Banda Os Neutrons.

Opções gastronômicas
Entre as diversas opções de gastronomia para os dois finais de semana de festa citamos polenta frita ou cesto completo de frango, polenta, azeitona e pepino, crepe, cachorro quente, sopa no pão, penne aos quatro queijos, risoto de calabresa com bacon, risoto de alho poró, porções de frango à passarinho, pizza, batata no cone, choripán, porções de linguiça acebolada, fritas, entrevero e entrevero no pão. Além disso, haverá também os tradicionais produtos feitos pelo grupo As Milanesas, comercializando pão caseiro, salame, queijo, linguiça, grostoli e fortaia. Para beber haverá diversas opções de chopp artesanal, cervejas, vinhos e quentão.