Grupo Sazi comemora 40 anos de atividades
No dia de sua fundação, 6 de agosto, a Sazi reuniu família, funcionários e convidados que marcaram sua trajetória ao longo destas quatro décadas. “Não existe desafio grande demais para quem tem vontade de vencer”. Com esta frase, apresentada no vídeo institucional da ocasião, a empresa se lança aos próximos 40 anos
Cláudia Lembo
claudia@ofarroupilha.com.br
.
Quatro unidades de negócios, 450 profissionais, 40 países atendidos, mais de 100 milhões de peças fabricadas e impressas e 70 mil equipamentos vendidos. Por trás destes expressivos números existe história de dedicação e paixão por aquilo que se faz. Desta forma, o Grupo Sazi chega à celebração dos seus 40 anos de vida, sempre inovando com muita tecnologia e sendo reconhecido por isso.
No alicerce da conquista da empresa em sem ser sinônimo de inteligência no mercado em que atua está o empenho de uma família, a família Zini, que com seu exemplo influencia a todos que se unem, com diferentes sobrenomes, para compor a grande família Sazi.
No início do empreendimento, sobre o qual seu fundador Antonio Zini declarou que “nunca imaginava que chegaria a este tamanho”, ele e os filhos Aline e Anderson, crianças na época, iam à empresa para limpá-la e deixar tudo organizado. As crianças ganhavam sorvete e a ação em família ganhou espaço no coração deles.
Nestas quatro décadas, muitos desafios foram enfrentados, assim como muitas conquistas foram alcançadas. Para marcá-los, celebrando junto a quem faz a empresa ser o que é – os funcionários – uma tarde especial reuniu convidados em 06/08, quando foi apresentado o “monumento dos 40 anos”, um grande globo com as mãos, confeccionadas em inox, de todas as pessoas especiais que ajudaram a construir a história da Sazi. Este globo ficará exposto na parte externa da empresa para eternizar o marco temporal alcançado.
Na expedição da Sazi, muitas cadeiras para os funcionários foram organizadas viradas ao palco, montado com o devido destaque que a ocasião merecia e o qual recebeu a diretoria para seus discursos, os funcionários com mais de 20 anos de casa, os convidados que marcaram a história da empresa, membros da família Zini, o Frei Jaime Bettega para uma benção e “Os Fagundes”, que encerraram as comemorações depois dos parabéns e fatias de bolo distribuídas a todos.
O Grupo Sazi – composto pela Sazi Máquinas, Sazi Laser, Maltec e Gate3D – alimenta diariamente seu propósito de ser solução e chegou até aqui acreditando que “não existe desafio grande demais para quem tem vontade de vencer”. Neste caminho o grupo seguirá nos anos que virão.
O diretor Antônio Zini
O fundador do Grupo Sazi, emocionado, reconheceu as pessoas que foram importantes ao longo destes 40 anos. Discorreu sobre as dificuldades enfrentadas como conduzir a empresa em meio às instabilidades econômicas e mudanças na política. Falou sobre os investimentos em viagens, que lhe deram amplitude de visão e afirmou que “o propósito sempre foi fazer bemfeito, o simples, desenvolvendo pessoas e cuidando da imagem da empresa”.
Agradeceu aos funcionários dizendo que “a contribuição de cada um está eternizada na história da Sazi”. Exaltou a família, mencionando seus próprios pais e chamando ao palco os membros como a esposa Ivanete, os filhos Aline, Anderson e Antônio, o genro Vagner, a nora Marina e os netos Enzo e Davi. “Amo vocês”, declarou, ressaltando que “família é a base de tudo”.
Homenageados que marcaram a história da Sazi
- Itacir Sebben – Pelo apoio fundamental para na fundação e manutenção da empresa em toda questão contábil.
- Plinio Turcatti – Por ser o primeiro profissional da Sazi, uma das pessoas que acreditou que a empresa chegaria longe.
- Ozilio Dal Pizzol – Por ser o primeiro cliente, que apostou na Sazi e guarda até hoje nossa primeira nota fiscal.
- Paulo Dalzochio – Pelo apoio em um dos momentos nos quais a Sazi mais precisou de ajuda.
- Lídio Signoratti – Por ser sócio na Maltec, parceiro de negócio de tantos anos.
- Vagner Backes – Por ser sócio na Maltec e pessoa de confiança do grupo.
- Clarinda Susin Rodrigues – Pelo apoio e ajuda nos processos de Importação/Exportação, abrindo caminhos para a Sazi consolidar o nome no mundo.
- Eli Lazzari – a Neli – Que trabalhou na área contábil por mais de 20 anos.
- Lierson De Bona – Por contribuir em áreas como Engenharia de Máquinas, participando ativamente na criação da Linha Intelligent.
- Gilnei De Bona – Por ter trabalhado na Sazi e ter continuado o auxílio na montagem de máquinas depois de ter saído da empresa.
- Ivo Paviani – Por ter trabalhado por muitos anos na assistência técnica da empresa.
Funcionários com mais de 20 anos de empresa, homenageados no aniversário da Sazi
- Valdair de Souza Nunes – 37 anos
- Elisabete Maria De Bona – 36 anos
- Mirian Zini Chiele – 34 anos
- Itacir Spinelli – 28 anos
- Edson Borsoi – 26 anos
- Claudiomiro Fabro – 25 anos
- Alceu José Colle – 24 anos
- Sandra Regina
- Bagatini Ziemann – 22 anos
- Elizandro Ninow – 22 anos
- Vitor Luiz Formaglioni – 22 anos
- Douglas Tonin – 21 anos
- Leandro Deca – 21 anos
- Ismael Marchetto – 21 anos
- Eloi Caragnatto – 20 anos
- Maristela Rancan – 20 anos
- Jonathan Ribeiro – 20 anos
Homenagem ao pai e diretor
A diretora da Sazi tem mostrado que a semelhança com o pai Antônio vai muito além dos traços físicos. Admirada por sua competência pelos profissionais que se relacionam com as empresas do grupo, Aline fez uma homenagem ao patriarca da família. Aproveitamos que domingo foi Dia dos Pais e publicamos suas carinhosas palavras na íntegra. Merece destaque o amor de um filho pelo pai, especialmente quando ele vem carregado de admiração profissional…
Sazi nasceu quando eu tinha um ano de idade, e meus dois irmãos ainda nem tinham nascido, em meio a um turbilhão de emoções, incertezas, mas também sob um grande ato de coragem do meu pai e muito apoio de minha mãe.
Eu vivi este sonho desde o início e a cada passo que meu pai dava o fazia com tanta paixão que, sem perceber, estava esculpindo junto a minha personalidade, o meu jeito de ser e de reconhecer a sua envolvente e cativante relação com o trabalho.
Tenho muitas lembranças da minha infância e praticamente todas têm relação com meu pai e com a Sazi. As minhas festas de aniversário eram no refeitório da empresa; no contraturno da escola, incontáveis vezes eu era a companhia do meu pai quando ele ia dar assistência em clientes, ainda que eu soubesse que, por ser uma criança, corria o risco de não poder entrar nas fábricas, eu o fazia porque queria ficar o máximo possível do meu tempo junto com ele; aos domingos, a diversão estava garantida quando o Anderson e eu passeávamos pela fábrica com meu pai, enquanto tomávamos sorvete.
Todos esses (e muitos outros) movimentos sempre remeteram a mim e ao meu irmão: alegria, paixão, diversão e certeza de que um dia nós trabalharíamos na Sazi.
E nestas sutilezas e com muita naturalidade, nos ensinou o quanto é importante e poderoso o exercício do trabalho com paixão, do fazer sua entrega 100%, do falar pouco e concretizar muito. O poder do seu exemplo é muito mais forte do qualquer conselho que ele poderia nos dar.
As escolhas que nós fizemos nas nossas vidas, estes aprendizados, sempre nos conduziram para o caminho não mais fácil, e sim para aquele cheio de significados, com um propósito de vida.
Sempre buscamos ser livres e independentes. O convívio com o pai nos mostrou que ser interdependente é mais inteligente.
Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade e que muitas pessoas contam com as nossas melhores escolhas todos os dias. E que bom que nós podemos contar com nosso pai nas decisões mais importantes.
Isso tudo é uma grande motivação para buscarmos a nossa melhor versão, todos os dias.
Nosso pai, nossa grande inspiração, nos ensinou desde cedo escolher ser protagonistas das nossas vidas, das nossas escolhas.
Esta homenagem não é só nossa. É de todos aqueles que caminharam e que ainda caminham todos os dias ao nosso lado.
Em empresa familiar tudo é muito intenso, cheio de significado e a vida da nossa família toda se mistura a tudo isso e ter sabedoria para equilibrar essa relação nos fortalece ainda mais.
Escrever estas palavras em nome da nossa família me enche de orgulho e por tudo isso nós somos muito gratos.
Pai, muito obrigado por tudo. Te amamos”.