História do povo alemão

História do Povo Alemão é a 22° obra do jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun. Neste livro o autor registra importantes capítulos da formação histórica do povo alemão, antes da vinda dos imigrantes de origens germânicas para o Brasil. De Carlos Magno e a formação do Sacro Império Romano Germânico até o período das Guerras Napoleônicas, o escritor destaca episódios como as Cruzadas, a Ordem Teutônica, a ocupação germânica do Mar Báltico, a Liga Hanseática, a Peste Negra, a Prensa de Gutenberg e a Reforma Protestante.
Felipe também destaca como era a vida da população na Idade Média e como foi à vida dos judeus estabelecidos dentro do Sacro Império. Diversos conflitos também ganham destaque nesta obra, tais como, a Guerra dos Camponeses e a Guerra dos Trinta Anos, que ceifou a vida de até 2/3 dos habitantes em algumas regiões, e que destruiu aproximadamente 50% do Sacro Império Romano Germânico.
Este trabalho tem como base, diversas obras específicas sobre estes capítulos da história, que formaram e moldaram o povo alemão e posteriormente a Alemanha. É também, a primeira obra bilíngüe do autor, publicada em português e em inglês, devido a abrangência da língua inglesa. “Durante anos, dediquei-me à pesquisa do tema: uma monarquia eleita, vários povos, diversas maneiras de denominá-los, acontecimentos marcantes como a reforma protestante e as sucessivas guerras, a dificuldade em viver tempos de paz. É interessante perceber quais os caminhos que moldaram essa sociedade e, bem tardiamente, como se formou este país que hoje conhecemos como Alemanha”, destaca o autor.
A obra conta com 152 páginas e foi publicada pela Editora Oikos, de São Leopoldo.

Defenestração de Praga
Episódio que deu origem a Guerra dos Trinta Anos – Entre cató licos e luteranos – Que devastou 50 por cento da Alemanha da época
O castelo de Wartburg – Onde Lutero traduziu a bíblia para o alemão
Marienburg – O maior castelo de Ordem Teutônica, na Prússia Oriental
O Römer – Em Frankfurt, sede do primeiro parlamento alemão
A catedral de Colônia – Maior catedral gótica do mundo e a maior igreja da Alemanha