Imobiliária Serrana: há 45 anos sob o olhar do seu fundador

Ela não é a mais antiga de Farroupilha, mas é a que mais tempo está no mercado pertencendo ao mesmo proprietário, o senhor Darci, que divide um pouco do seu método
de trabalho, deixando claro em que princípios está baseada a solidez de seu negócio

Entre as inúmeras imobiliárias que existem na cidade, uma delas leva o título de ser a que está há mais tempo no mercado com o mesmo dono: 45 anos da Imobiliária Serrana sob o olhar atento de Darci Valin de Souza, que aos 86 anos de idade, divide os segredos de gestão com dois de seus filhos: Iêda,formada em Administração de Empresas e Alexandre, formado em Engenharia Civil. Lairton se formou em Odontologia e Milton, em Direito – os outros filhos do senhor Darci e da esposa Corina.


Exatamente para ter condições de dar estudos aos filhos é que a família veio a Farroupilha, saída de São José dos Ausentes, onde o senhor Darci havia sido barbeiro. Pelo caminho traçado por cada um, a missão do casal foi cumprida, com esforço e persistência como conta o idealizador da Serrana.
“Vim a Caxias para vender uns terrenos na praia e um amigo, Vilmar Pacheco, plantou a ideia de abrir uma imobiliária em Farroupilha naquele 1978. Não conhecia ninguém por aqui e a única ferramenta que eu tinha para trabalhar era um carro. Foi uma luta, mas com honestidade e vontade de trabalhar conseguimos vencer! ”, relembra senhor Darci.

(Da esq. p/ dir.) Miltom, Alexandre, a esposa Corina, senhor Darci, Ieda e Lairtom:
a família que criou raízes em Farroupilha. FOTO: Arquivo pessoal


Esta honestidade foi a responsável por direcionar os negócios, que, segundo senhor Darci, acabou colaborando com o começo de vida de muita gente em Farroupilha. Fiz muito por muita gente e alguns nem me pagaram, mas minha parte eu fiz e Deus me abençoou”, diz o homem que anda pelas ruas e é bastante conhecido, sendo chamado pelo nome e recebendo cumprimentos.

Levado por esta confiança no outro, que sempre o acompanhou, Senhor Darci, pelos relatos, sempre foi um profissional de pegar um empreendimento e vender todas as unidades. Fazia negócios alimentando um princípio que valoriza até hoje: “O cliente tem que estar satisfeito porque um imóvel é o investimento da vida dele, então precisamos fazer um trabalho correto! Os filhos que estão na imobiliária estão seguindo isso”, assegura o pai orgulhoso – de todos os filhos.
Quatro filhos, sete netos e um bisneto, a família que formou com dona Corina, que também trabalhou na Serrana. “Minha conselheira de vida, sempre me impulsionou ao crescimento. Ela dizia: ´Não deu hoje, amanhã é outro dia, vai dar certo’”, afirma, sem esconder a admiração pela esposa.

Na persistência para superar os desafios, Senhor Darci prosperou. “Estou feliz pelas conquistas. Faria tudo de novo e agora com 86 anos, o que vier é lucro”, diz ainda mencionando o prazer que tem pelo Recanto Serrano, propriedade da família, com amplos espaços para acomodar os convidados que vêm de Gramado e Canela para as festas de fim de ano.

Senhor Darci com a primeira placa de divulgação de sua empresa: ainda exposta no atual ambiente da imobiliária. FOTO: Arquivo pessoal

Até lá, a pausa do Natal, continuará dirigindo seu automóvel para sua imobiliária, fazendo suas orações “porque a fé remove montanhas e quem tem Deus, tem tudo” e exaltando a cidade na qual sua família cresceu. “Farroupilha é tudo para nós! Uma cidade abençoada para trabalhar, eu não a trocaria por outra, de forma alguma. Sou filho de Farroupilha”, finaliza o senhor Darci, da Serrana.