João Arcari, um legado de fé, perseverança e ética

Empresário faleceu na última segunda-feira, 18

Faleceu na segunda-feira, 18, o empresário João Arcari, 80 anos, liderança empresarial na história do setor malheiro e do turismo comercial de Farroupilha. Teve atuação destacada também no ensino, foi bancário na agência do Banrisul onde atuou mais de 30 anos. Destacou-se também por sua participação e intervenções sempre muito oportunas e coerentes em instituições e entidades do município entre as quais a CICS e o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem.
Nascido em Fagundes Varella veio a Farroupilha com 13 anos, sendo interno no antigo Colégio São Tiago, onde mais tarde se tornou professor.
Ao lado da esposa Iolanda Breda Arcari, fundou a malharia Arcari em novembro de 1973, no mesmo ano em que teve o primeiro filho, Jovano. Depois vieram ainda os filhos Jomara e Jocimar , tendo três netos : Ana Júlia, Mariana e João Cláudio
Teve uma vida ativa na comunidade, colaborando com a diretoria do bairro São Luiz e presidindo entidades como a Fundação Nova Vicenza e Grupo Escoteiro Guaracy 78, além de trabalhos importantes com outras organizações.
O sepultamento de Arcari foi realizado na terça-feira, 19, às 10h no Cemitério Público Municipal de Farroupilha.


Um texto de Renato Bellaver, que foi vereador, vice-prefeito e diretor de Lojas Colombo e colega de Arcari no Colégio São Tiago, há mais de 60 anos, traduz a bela trajetória de João Arcari.

“Fomos colegas de internato do antigo Ginásio São Tiago, onde convivemos por 4 anos, pessoa íntegra, irradiava alegria e otimismo.
Também lecionamos na Escola Técnica de Contabilidade São Tiago, por alguns anos, sendo o Arcari um verdadeiro mestre na arte de ensinar.
Decorrido muito tempo, nos encontramos novamente, agora como dirigentes de entidades filantrópicas e sociais, onde ele pode exercer outra grande virtude, a doação do seu tempo, contribuindo para o bem comum, com a marca Arcari, liderança, trabalho e habilidade.
Perde Farroupilha, uma ilustre pessoa do bem.”

Renato Bellaver